Aprendizagens comuns e obrigatórias, conectadas às competências que preparam os jovens para a vida. Este é o novo ensino médio do Certus.

O NOVO ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio é a etapa final da educação básica. Momento em que os estudantes estão assegurando a formação e desenvolvimento de seus conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, para que sejam capazes de lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro.

No Novo Ensino Médio, acreditamos que ninguém melhor que o próprio aluno para entender como ele quer enfrentar esses desafios, com quais habilidades e conhecimentos, e assim, colocamos o aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem em relação a quais trilhas deseja seguir como projeto de vida.

O objetivo é contribuir para a formação de jovens críticos e autônomos, proporcionando experiências, em forma de aulas ELETIVAS, que lhes garantam as aprendizagens necessárias para atender às necessidades de formação geral.

Ao oferecer diferentes eletivas e pedindo que os jovens escolham quais mais lhe interessam, queremos atender às necessidades e expectativas dos estudantes, fortalecendo seu interesse, engajamento e protagonismo no processo de ensino, o que resulta em vínculos mais fortes com o conhecimento e ambiente de aprendizado.

Em termos práticos, o Novo Ensino Médio funciona assim:

Dentro dos pilares que direcionam os tipos de eletivas aplicadas no Colégio Certus, nossos itinerários, nosso corpo pedagógico desenvolve diferentes formas de abordar as competências dos pilares com temas atuais e interativos, resultando em nossas eletivas.

A cada semestre, temos novas formas de abordar as habilidades e conhecimentos que os jovens estão nos ensinando que são necessários para o futuro.

Entenda um pouco sobre os itinerários que norteiam nossas eletivas:

O que são os itinerários?

Confira abaixo as disciplinas

Os conhecimentos e habilidades que os estudantes poderão escolher se aprofundar são divididos em quatro frentes.

São os itinerários formativos em Linguagens, Matemática, Ciências Sociais e Ciências da Natureza.

A divisão por área permite criar estratégias de ensino e aprendizagem diversificadas e interdisciplinares, permitindo uma aprendizagem significativa, que o estudante tenha certeza que esteja se preparando para seu projeto de vida.

O parágrafo 2o do art. 12 das DCNEM estabelece, ainda, que os itinerários formativos organizam-se a partir de quatro eixos estruturantes: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.

Objetivos dos Itinerários Formativos

Aprofundar as aprendizagens relacionadas as competências gerais, as Áreas de Conhecimento e/ou à Formação Técnica e Profissional;

Consolidar a formação integral dos estudantes, desenvolvendo a autonomia necessária para que realizem seus projetos de vida;

Promover a incorporação de valores universais, como ética, liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade;

Desenvolver habilidades que permitam aos estudantes ter uma visão de mundo ampla e heterogênea, tomar decisões e agir nas mais diversas situações, seja na escola, no trabalho ou na vida.

Conheça as eletivas do Certus

Confira abaixo as disciplinas eletivas que já foram trabalhadas no Certus, de acordo com o itinerário de habilidades abordados em cada uma delas.

icone-ciencias-natureza

Ciências da Natureza

  • Comer para viver ou viver para comer?

A eletiva abordará a relação do ser humano com os alimentos, desde os primórdios até os dias atuais. Traçando um paralelo entre alguns problemas relacionados aos processos químicos e psicológicos tais como, obesidade mórbida, alimentação compulsiva, metabolismo entre outros.

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Essa disciplina terá uma abordagem teórico-prático de assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável e práticas sustentáveis. Focará não só em ações no próprio colégio, mas na comunidade como um todo. Ações como revitalização da horta, reutilização e reciclagem de materiais, além de práticas sustentáveis serão (a priori) o foco principal.

Ciência do cotidiano

Nessa disciplina os alunos participarão de atividades práticas que envolvam fenômenos químicos, físicos e biológicos que acontecem no nosso cotidiano. As experiências não necessariamente irão seguir o que é proposto no conteúdo programático, mas sim situações do dia a dia e que às vezes passam despercebidos por nós

Química na Indústria: Processo de fabricação de produtos de limpeza e automotivos.

O objetivo desta eletiva é aproximar o aluno das etapas relacionadas ao processo de fabricação industrial de produtos de limpeza e automotivos. Despertando desta forma o interesse pela Química e os Processo Químico Industrial (PQI).

Além dos conceitos químicos envolvidos no processo de fabricação, serão trabalhados com os alunos alguns conceitos como: Administrativos, financeiros, comerciais, marketing, vendas, qualidade do produto, legislação entre outros.

A eletiva tem como objetivo a criação de uma empresa fictícia de produtos e limpeza.

Química na Indústria: Processo de fabricação de sabonetes artesanais, sais de banho, velas artesanais.

O objetivo desta eletiva é aproximar o aluno das etapas relacionadas ao processo de fabricação industrial de sabonetes e velas artesanais. Despertando desta forma o interesse pela Química e os processos Químicos Industrial (PQI).

Além dos conceitos químicos envolvidos no processo de fabricação, serão trabalhados com os alunos alguns conceitos como: Administrativos, financeiros, comerciais, marketing, vendas, qualidade do produto, legislação entre outros.

A eletiva tem como objetivo a criação de uma empresa fictícia de produtos e limpeza.

icone-matematica

Matemática

  • Diversidade e os diferentes olhares matemáticos. Onde vou utilizar?

Embasada no estudo das influências da matemática nas mais diversas áreas de ensino. A ideia está estruturada mediante a pesquisa qualitativa, investigação e justificativa da presença ou não dos mais diversos temas que envolvem a matemática. Priorizando a pesquisa e protagonismo do estudante, acreditando nas possibilidades do mesmo informar, divulgar e contribuir para o projeto de vida de cada pessoa.

MATEMÁTICA

Cuidando do seu dinheiro – Introdução à Finanças- 1ª e 2ª SÉRIES

Tem por objetivo trabalhar o conceito de educação financeira, através da abordagem de tópicos da matemática comercial e financeira como: regras de três razões, porcentagem e variação percentual, proporções; grandezas diretamente e inversamente proporcionais, juros simples e composto, manuseio da HP-12C, operações financeiras, valor presente e valor futuro, e funções.

O intuito é criar consciência financeira no estudante, para que ele seja capaz de administrar adequadamente valores monetários, ativos, bens, e para que saiba analisar situações, propostas, desenvolvendo autonomia na tomada de decisões.

Jogos Matemáticos – 1ª e 2ª SÉRIES

Tem por objetivo tornar a aprendizagem matemática agradável, através da construção e utilização de jogos que envolvam e desenvolvam raciocínio lógico e uso de estratégias de resolução, que apresentem uma situação problema para ser resolvida, podendo ser realizados sozinhos ou em grupo.

Vídeo Profª. Ana Carla

Empreendedorismo: Construindo a sua Empresa – 3ª SÉRIE

O objetivo dessa eletiva é fazer o estudante compreender os conceitos relativos ao empreendedorismo. Identificar oportunidades de negócios. Desenvolver o potencial visionário e as habilidade e competências necessárias aos empreendedores. Saber a importância do Empreendedorismo para a sociedade e como identificar as oportunidades de negócios. Ter conceitos e definições sobre crises e oportunidades.

Aprender as técnicas de identificação de oportunidades. Ter acesso às ferramentas e planilhas na elaboração do Plano de Negócios. Saber elaborar o Plano de Negócio, o Plano de Marketing, o Plano Financeiro, o Plano de Produção e o Plano Jurídico.

icone-linguagem

Linguagem

  • Mídia e Cultura

A eletiva “Mídia e Cultura”, da área de Linguagens, tem como objetivo compreender como o ser humano expressa suas culturas por meio de diversas produções midiáticas e ao mesmo tempo é influenciado por elas. Assim, o curso abordará temas como Fake News, Quadrinhos e Cinema, por meio de pesquisas, análises, discussões e, principalmente, produções práticas dos estudantes, estimulando sua comunicação, crítica e criatividade.

LINGUAGEM

Humor Gráfico – 1ª e 2ª SÉRIES

O objetivo é trabalhar o humor gráfico, ou seja, os gêneros história em quadrinho, tirinha, cartum, charge… Serão analisados os principais cartunistas,  HQs e revistas de humor da história e atualidade, sobretudo do Brasil, tomando conhecimento de sua importância no cenário político-social. Como produto final, os estudantes produzirão materiais e organizarão um Salão de Humor, movimentando demais estudantes e comunidade.

Cineclube – 1ª e 2ª SÉRIES

Tem como objetivo assistir a filmes clássicos da história do cinema internacional e brasileiro, sempre seguidos de discussão e reflexão. Também conheceremos filmes alternativos da atualidade. Trabalharemos a linguagem cinematográfica e a análise, como por meio de resenhas críticas. Como produto, há a possibilidade de produzirmos um curta-metragem, mas a meta principal é a criação de aparelhos que deram origem ao cinema e trabalham com a ilusão de ótica, como, por exemplo, o praxinoscópio e zootroscópio, ficando em exposição até mesmo fora do colégio.

Projeto de vida – 3ª SÉRIE

Levar o estudante não apenas a despertar sobre os seus sonhos, suas ambições e aquilo que deseja para a sua vida, onde almeja chegar e que pessoa pretende ser, mas a agir sobre tudo isso, ou seja, identificar as etapas a atravessar e mobilizá-lo a pensar nos mecanismos necessários.

icone-ciencias-sociais

Ciências Sociais

  • Construção da Identidade Cultural Brasileira

Estudo sobre a construção cultural e identitária no Brasil, levando em consideração todo o processo de colonização do qual o país foi submetido, enaltecendo a participação de todos os grupos sociais envolvidos. Análise da cultura e das heranças deixadas por grupos que foram oprimidos no violento processo de colonização, mas que deixaram raízes e fez florescer uma cultura genuinamente brasileira. Discutir como estes traços culturais deixados pelos oprimidos ainda se relacionam com a parcela da população brasileira que ainda permanece marginalizada. Discutir, também, a importância de valorizar nossas raízes culturais a fim de desenvolver uma identidade nacional, que instrumentalize o estudante a conhecer seus direitos e na luta por igualdade.

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Ser cidadão: A Conquista Social da Cidadania

Nesta Disciplina estudaremos o conceito de cidadania, discutindo nossos direitos e deveres enquanto cidadãos, a importância de sua prática dentro de uma sociedade democrática e igualitária, além de estudar como o conceito de cidadania foi sendo modificado ao longo da história, principalmente através das influências de movimentos sociais.

A Cultura da Violência

Nesta disciplina discutiremos a definição de Violência, buscando entender seu real significado e como ela permeia as nossas relações sociais. Além disso estudaremos os tipos de violência, entendendo a complexidade do tema, e como ela é disseminada através de comportamentos enraizados da nossa cultura, dos meios de comunicação e através das relações de poder.

Entendendo as possíveis causas da violência e como ela está presente em nossa cultura, poderemos pensar em políticas públicas para combatê-las.

AS FINALIDADES DO ENSINO MÉDIO ESTABELECIDAS PELA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB.35).

I – a consolidação E o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudante;

II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III – o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCEM), atualizadas pelo Conselho Nacional de Educação, indicam que os currículos dessa etapa de ensino devem ser compostos por:

  • Formação Geral Básica: Conjunto de competências e habilidades das Áreas de Conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) previstas na etapa do Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que aprofundam e consolidam as aprendizagens essenciais do Ensino Fundamental, a compreensão de problemas complexos e a reflexão sobre soluções para eles.

  • Itinerários Formativos: Conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento.

O parágrafo 2o do art. 12 das DCNEM estabelece, ainda, que os Itinerários Formativos organizam-se a partir de quatro eixos estruturantes: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA, PROCESSOS CRIATIVOS, MEDIAÇÃO e INTERVENÇÃO SOCIOCULTURAL e EMPREENDEDORISMO.

ELETIVAS AMPLIAM POSSIBILIDADES DE ESCOLHA DOS ESTUDANTES

Além das aprendizagens comuns e obrigatórias, definidas pela Base Nacional Comum Curricular, os estudantes poderão escolher se aprofundar naquilo que mais relaciona com seus interesses e talentos. São os itinerários formativos em Linguagens, Matemática, Ciências Sociais e Ciências da Natureza. A divisão por área permite criar estratégias de ensino aprendizagem diversificada e interdisciplinares. A organização permite articulação e traz uma aprendizagem significativa.

  • As eletivas são disciplinas que abordam temáticas importantes que contribuem para o aperfeiçoamento dos conteúdos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são frutos de sugestões dos estudantes, e com um trabalho lúdico e interdisciplinar incentiva o protagonismo entre eles.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece 10 competências gerais da BNCC que deverão ser trabalhadas da educação infantil ao ensino médio. Ela define que a educação deve promover o desenvolvimento global dos alunos para serem capazes de contribuir com a formação de uma sociedade igualitária, ética e sustentável.

Dessa forma, o objetivo é que as escolas deixem de ser apenas transmissoras de conteúdos, mas auxiliem o estudante a lidar com as questões emocional, cultural, tecnológica, socioambiental, responsabilidade, criatividade, entre outros.

As Eletivas terão com objetivo desenvolver as 10 competências definidas na BNCC:

Cada uma das competências estabelecidas possui áreas que contribuem para o seu aprendizado e aspectos específicos que o estudante deve desenvolver. O esforço para aplicação das competências gerais da BNCC não deve partir somente das instituições de ensino, mas envolve a união de diferentes atores, como os gestores escolares, professores, alunos, famílias, secretarias de educação e a sociedade em geral. O objetivo é proporcionar uma transformação na educação para que as escolas possam se adequar às novas demandas e problemas da sociedade.

  1. Conhecimento
  2. Pensamento científico, crítico e criativo
  3. Repertório cultural
  4. Comunicação
  5. Cultura digital
  6. Trabalho e projeto de vida
  7. Argumentação
  8. Autoconhecimento e autocuidado
  9. Empatia e cooperação
  10. Responsabilidade e cidadania
Menu