Para aprimorar a noção de localização e pertencimento ao mundo, o professor Luciano França fez o contorno do Mapa-Mundi em uma lousa, sem nomear os continentes e oceanos.
A proposta da atividade buscou estimular o conhecimento geográfico com o uso de história e desenho.
Por Luciano França, professor 4º ano B1 e B2
Acostumar-se ao mapa-mundi é uma coisa bem difícil para muitos alunos. Um monte de lugares desconexos e aparentemente sem nenhuma relação com a vida do aluno, complicado de entender, com muitas informações, linhas, cores e nomes difíceis. De fato, para a vida de uma criança ou pré-adolescente, o mapa-mundi é um conjunto de informações que não lhe dizem respeito. A ideia da aula é criar essa familiarização com o mapa de uma forma lúdica e divertida.
Gostei da atividade pois aprendi
colorindo e brincando um pouco mais
sobre o planeta e sobre o continente
em que está localizado o Brasil
Luan Farias de Almeida- 4º ano B2
Com o uso de giz colorido e da lousa, o professor fez o contorno do mapa-mundi, sem nomear os continentes e oceanos. Após, escolhia um aluno e contava alguma história sobre o continente ou oceano – sem citar à qual região pertencia a história ou dica. O estudante adivinhava o continente ou oceano e tinha a oportunidade de escolher três colegas para colorir a região.
A atividade foi importante para aprimorar no aluno a noção de localização e pertencimento ao mundo. “Aprendi e ajudei a construir o mapa-mundi. Descobri onde está localizado o Brasil e os principais oceanos e continentes”, comentou Lucas Tadeu, do 4º B1.
A turma passou a compreender o mapa e os principais continentes e oceanos.
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