INTEGRAL | OFICINA DE STOP MOTION

Turma do Integral produz o próprio filme em atividade colaborativa.

Fotografia de desenhos dos alunos integral

Com o objetivo de desenvolver uma animação em grupo, as crianças fizeram fotos e a elaboração do storyboard para contar uma história.

O cinema, conhecida como a sétima arte, encanta crianças, jovens e adultos. Imagine então a empolgação da turma do Integral em aprender as técnicas que envolvem a produção de um filme?

Com muito entusiasmo e criatividade os alunos participaram de uma oficina de Stop Motion – técnica de animação em que é usada uma máquina fotográfica e computador para criar histórias com movimento.

Gostei muito e fiquei feliz por participar.
Foi legal inventar a história e criar tudo

Davi Bispo – 2º ano A2

Turma Integral aprendeu como enquadrar e fotografar para fazer as animações

Turma Integral aprendeu como enquadrar e fotografar para fazer as animações. Para desenvolver a atividade, os auxiliares de classe dividiram em várias fases a oficina que envolveu a apresentação do projeto, um exercício de estréia com a montagem de um Taumatrópio, e conhecer algumas obras de referência como Fuga das Galinhas (2000), Wallace e Gromit (2005), entre outros. Ainda, uma roda de conversa sobre fotografia contribuiu para orientar sobre tipos de ângulos e enquadramentos. “Gostei muito e fiquei feliz por participar. Foi legal inventar a história e criar tudo”, contou Davi Bispo, do 2º ano A2.

Divididos em grupos, conduzidos por Elaine Bonfim, auxiliar de classe formada em Rádio e TV e responsável pela projeto da oficina, cada equipe elaborou um storyboard (em que é definido frame a frame a história e ficha de personagens), além da definição de sons e montagem da história. Nesse processo, também é especificada a sequencia de fotos e a gravação dos off’s (vozes que dublam as falas dos personagens).

Cada turma usou um material diferente para fazer stop motion como peças de Lego e desenhos

Os grupos optaram por trabalhar com materiais distintos: os 2ºs anos escolheram fazer uma animação de peças e bonecos de Lego e, os 3ºs aos 6ºs anos preferiram os próprios desenhos, e em cada grupo tendo o suporte de toda a equipe de auxiliares do Integral. A aluna Sabrina de Queiroz, do 3º ano A2 adorou: “Achei interessante a forma como os desenhos são feitos”.

As crianças do Integral ficaram empolgadas em criar a própria história de animação
As crianças do Integral ficaram empolgadas em criar a própria história de animação

A aula de cinema é muito importante para o desenvolvimento intelectual e reflexivo do aluno. Soma-se a noção de espaço e movimento, produção artística e vocal que contribuem no estímulo de habilidades e insere a criança em uma educação inclusiva, tendo participação e autonomia para expressar ideias.

Achei interessante a forma
como os desenhos são feitos

Sabrina de Queiroz – 3º ano A2

 

Veja mais fotos.

Confira abaixo os vídeos produzidos pelos alunos:

Parabéns você achou o brinde!
Acesse o link goo.gl/9WCHo2 e responda à pergunta: 
Qual a importância da aula de cinema para o aluno?

TAGs: #OficinaStopMotion #Cinema #Integral #Fundamental #Infantil #Nóssomosasas #Nóssomosassim #ColégioInterlagos #EscolaInterlagos #EscolaCidadeDutra #ColégioCidadeDutra

COMPARTILHE:  

LEIA TAMBÉM em Integral

NATIVO | INTEGRAL DESMISTIFICA DIA DO ÍNDIO

Últimas

[recent_posts style=”default” category=”all” columns=”4″ posts_per_page=”4″]

Outros textos relacionados

Menu