Veja o álbum de fotos

COMPARTILHE:  

Jogos de tabuleiro utilizados em aula de Português estimulam normas de trabalho em equipe.

Jogos de tabuleiroO exercício foi proposto após a conclusão do conteúdo Reconhecendo Padrões, do material, do UNOi, voltado ao 7º ano.

Para tanto, a professora Sandra Regina Wackerha, de Língua Portuguesa, dividiu a turma em grupos definidos pelos alunos e combinou que fosse levado na próxima aula um jogo de tabuleiro.

Cada grupo se organizou para o jogo mantendo a concentração dos integrantes mesmo diante a interação das outras equipes.

Jogos de tabuleiroDe forma diferenciada, a aprendizagem teve significância porque os estudantes estabeleceram normas de trabalho em equipe, ouvindo os colegas com atenção, e tendo participação efetiva com respeito as idéias e limites de tempo de cada grupo.

O aprendizado do conviver, fazer, ser e conhecer estabelecido pelos pilares da UNESCO foram desenvolvidos positivamente enquadrando-se no objetivo de identificar padrões e aprender por meio da interação.

O programa de desenvolvimento de habilidades voltado ao 6º e 7º ano foi uma ferramenta rica para a didática unida aos jogos de tabuleiro.

Jogos de tabuleiro

Jogos como instrumento de aprendizagem 

A utilização de jogos na aprendizagem pode servir de instrumento motivador de sociabilidade e integração em sala de aula por oferecer regras práticas e esclarecedoras. Segundo o estudo, Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino, da PUC PR, tese de Neusa Nogueira Fialho: “Por meio de atividades lúdicas o professor pode colaborar com a elaboração de conceitos e reforçar conteúdos. (…)Trabalhar a criatividade, o espírito de competição e a cooperação”.

Isso ocorre porque os jogos tem mecanismos e regras bem definidos e tem apelo no indivíduo. “Os jogos educativos com finalidades pedagógicas revelam a sua importância, pois promovem situações de ensino-aprendizagem e aumentam a construção do conhecimento, introduzindo atividades lúdicas e prazerosa, desenvolvendo a capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora”, cita a tese.

[image_with_animation image_url=”2905″ alignment=”center” animation=”Fade In” img_link_target=”_blank” box_shadow=”none” max_width=”100%” img_link=”https://certus.com.br/site/wp-content/uploads/2017/09/17Pilar4-unesco-ser-rematrícula-2018-certus4.png”]

Venha conhecer o Certus! 

Ainda, na aula de línguas cujo objetivo principal é a comunicação, em paralelo estabelece entre os indivíduos a estruturação do pensamento e visão de mundo, bem como ajuda a identificar padrões com aplicação no reconhecimento da fala, escrita, na classificação de documentos e imagens, e em outros campos de estudo.
Que tal unir a família e brincar com jogos de tabuleiro?

Veja o álbum de fotos

COMPARTILHE:  

Aprender a conviver - pilar da Unesco vivenciado nas práticas pedagógicas do CertusTAGs: #línguaportuguesa #desenvolvimentodehabilidades #identificarpadrões #fundamental #aprenderaser #aprenderafazer #aprenderaconhecer #nóssomosunesco #Nóssomosasas #Euvivocertus #Nóssomosassim #ColégioemInterlagos #EscolaemInterlagos #EscolanaCidadeDutra #ColégionaCidadeDutra

 

 

VEJA MAIS do Fundamental

ORTOGRAFIA | DESAFIO DO VERBO VERSUS SUBSTANTIVO

Alunos do Certus posicionados para responder as questões de gramática da aula de ortografia
Alunos do Certus posicionados para responder as questões de gramática da aula de ortografia

Últimas

[recent_posts style=”default” category=”all” columns=”4″ posts_per_page=”4″]

Outros textos relacionados

Menu