A Semana da Química é um evento que ocorre anualmente no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) e tem como objetivo apresentar aos visitantes aplicações concretas da ciência através de palestras, mesas de debate, oficinas em laboratório, minicursos e visitas técnicas.
A fim de proporcionar um intercâmbio de experiências, levamos as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II à 3º Série do Ensino Médio para conhecerem, de perto, a realidade da química dentro da universidade.
COMPARTILHE:
“Vendo os experimentos eu pude compreender melhor como a química funciona e, apesar de não gostar muito dessa matéria, depois que fui à USP, comecei a me interessar e agora tenho mais vontade de aprender.”
Nathalia Andreoli Camilo, 1° Médio A2
“A visita pode fornecer aos estudantes uma visão de como a ciência é produzida no país, por meio de uma palestra sobre nanotecnologia com o prof. Dr. Delmarcio Gomes. Além disso, os estudantes realizaram experimentos que exigiam o método científico para explicação”.
Douglas Alonso, professor de química.
[foogallery id=”6230″]
Outro ponto interessante é que os estudantes conheceram a estrutura do campus, além de terem podido conversar com universitários sobre os benefícios de ingressar em uma instituição pública.
“Foi proveitoso e esclarecedor, além de divertido. Tiramos nossas dúvidas em relação ao que fazer no futuro e também conversamos com alunos de lá. Isso foi muito bom, pois eles já passaram pela fase que estamos passando e puderam nos aconselhar. As atividades que fizemos são simples, mas ajudaram em sala de aula, principalmente porque alguns dos assuntos que vimos na feira foram abordados pelo professor na teoria e lá visualizamos na prática. Eu particularmente gostei bastante também de poder ter contato com o ambiente universitário, que é para onde irei daqui uns anos.”
Ester Krakhecke Gargiulo Viana, 1º Médio A1
“Foi muito legal conhecer a química fora da escola. Vimos um teatrinho com reações atrativas e aprendemos o porquê dessas reações terem acontecido, também tivemos palestras e fomos ao laboratório praticar, fizemos alguns experimentos e nos explicaram o porque daquilo ter acontecido… o que foi bem interessante! Eu adorei tudo no geral, mas o que mais me chamou atenção foi a tabela periódica com os elementos nela – menos os radioativos, obviamente – no lugar desses elementos colocaram apenas o nome. Aquilo me chamou muita atenção e eu adorei demais ver esse lado da química, poder sair da sala de aula e explorar um pouco mais.”
Flávia Pereira Dias, 1º Médio A1