Empatia na Educação Infantil | Uma Lição de Amor

Empatia é saber ouvir o outro, compreendendo seus problemas e emoções e fazer o que for possível para ajudar. Crianças ensinadas a terem empatia desenvolvem uma identidade moral, são gentis, pensam mais no coletivo e têm grandes chances de se tornarem agentes de mudança no futuro.

Mas como ensinar uma criança a ter empatia?

A professora Ana Carolina promoveu o “Dia do Pirata” com a turma da Recreação. Para a atividade foi produzido um “tampão de olho” para cada criança. A ação visou para incentivar uma estudante da turma que, por conta de um estrabismo, precisará usar o tampão por um determinado período.

Eles gostaram muito de usar o “olho de pirata” e a aluna sentiu-se feliz em ver que os coleguinhas também estavam usando o “tampão“.

Com isso, o objeto de deixar a colega mais a vontade e fortalecê-la em seu tratamento, foi plenamente conseguido. Além disto, houve o estreitamento do afeto entre as crianças e a lição sobre empatia foi vivida na prática. Pois um gesto simples fez a diferença.

Em nosso blog você confere outras dicas de como ensinar empatia para as crianças. Acesse e compartilhe!

EMPATIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO AJUDAR AS CRIANÇAS?

A capacidade de se relacionar com o mundo é essencial para uma vida saudável em sociedade. Por isso que a empatia é uma das habilidades que deve ser intensamente trabalhada com os seus filhos.Desenvolver a sensibilidade em relação ao outro é um comportamento que só trará benefícios às crianças.

O primeiro passo é ter empatia na relação com o seu filho. A compreensão e o respeito por parte do adulto fortalece o vínculo entre pais e filhos e, consequentemente, a criança compreenderá, com um bom exemplo, a importância dessa atitude.

Ensinar empatia na educação infantil é construir a base para o aprendizado de conceitos como ética, responsabilidade, gratidão e altruísmo e também para o combate aos estereótipos, aos preconceitos e ao bullying.

Que tal conhecer algumas práticas de como ajudar o seu filho a desenvolver essa habilidade tão importante? É só continuar lendo este post!

Outros textos relacionados

Menu