Veja o álbum de fotos
COMPARTILHE:
SAIBA MAIS!
Crianças aprendem de forma lúdica como utilizar melhor o dinheiro e realizar operações de adição e subtração com cédulas e moedas em aula de Educação Financeira.
Qual criança não gosta de ir a uma loja de brinquedos fazer compras? Difícil de encontrar, né? Agora, imagine uma aula em que elas possam aprender as operações básicas de matemática num ambiente parecido, o aprendizado vira um momento de encanto.
Conduzida pelas professoras Patricia Osada e Simone Rodrigues a vivência recreativa iniciou o processo com os alunos já em casa. Cada aluno trouxe vários tipos de brinquedos e juntos determinaram o preço de cada item.
Achei muito legal
porque assim a gente aprendeu
a contar dinheiro de forma divertidaVitória Lima Silva – 2º Ano A2
COMPARTILHE:
As notas e as moedas foram destacadas do material impresso do UNOi e usadas para as compras. Após escolher o brinquedo desejado, era a hora de fazer as contas e ver se o dinheiro dava para pagar. A professora intermediava exercendo a função de caixa.
A AEF-Brasil (Associação de Educação Financeira do Brasil) pontua que “A Educação Financeira não é um conjunto de ferramentas de cálculo, é uma leitura de realidade, de planejamento de vida, de prevenção e de realização individual e coletiva”. Desta forma, a atividade das professoras atendeu aos objetivos de levar a criança a entender como utilizar o dinheiro, conhecer a moeda monetária do país e, ainda, a realizar as operações de adição e subtração, e o melhor – de forma prazerosa.
A loja de brinquedo
estava mega-ultra-legalPedro Ávila – 2º Ano A1
Para melhor fixação das operações matemáticas, os alunos repetiam o processo de compra, somavam para ver o total gasto e registrava em folha. “Achei muito legal porque assim a gente aprendeu a contar dinheiro de forma divertida”, disse empolgada Vitória Lima Silva, do 2º Ano A2.
Segundo a AEF-Brasil: “A Escola é um ambiente onde estudantes aprendem não somente os conhecimentos cognitivos, mas também o que lhes proporciona capacidade de administrar sua vida em sociedade, onde possam aprender a fazer escolhas e a sonhar, mas também a descobrir formas de realização desses caminhos que foram traçados” (saiba mais aqui). Como destaca a professora Simone Rodrigues: “Os alunos conseguiram perceber o uso do dinheiro, pagar, receber ou dar troco”, e complementa: “os alunos se divertiram muito com a atividade porque uma loja de brinquedos é bem próxima da realidade e interesse deles”.
Aprendemos sobre os reais e os preços.
O que mais gostei foi comprarMaria Eduarda Vieira Scherrer – 2º Ano B1
A Educação Financeira aplicada em sala de aula ajuda o estudante a compreender como tornar sonhos reais. “O que não esperava era no final um comparativo entre eles (alunos). Quem gastou mais e quem foi econômico. Isso não era um dos objetivos, mas levou as crianças a pensarem sobre economia”, conclui a professora Patrícia Osada.
Saiba mais: Portal.mec.gov.br
TAGs: #Educaçãofinanceira #Fundamental #aprenderaconhecer #nóssomosunesco #Nóssomosasas #Euvivocertus #Nóssomosassim #ColégioInterlagos #EscolaInterlagos #EscolaCidadeDutra #ColégioCidadeDutra