Poeta e rapper Márcio Ricardo, representante da literatura marginal ou poesia de rua e autor do livro Felicidade Brasileira, os versos de um semblantes, ministra oficina de poesia para turmas dos 8ºs anos do Fundamental.
Iniciada com uma roda de conversa na sala de aula, o poeta conversou com as turmas contando sua história de vida e a experiência com a poesia.
Após a declamação de alguns textos, a aula foi precedida da prática dos alunos aprenderem a fazer rimas e construir a sonoridade do poema, atentando-se ao significado do contexto. Gabarito o artista tem de sobra. É ganhador do prêmio Brazil Foundation + Outra Parada, em 2016, como iniciativa comunitária independente.
O objetivo da professora de português Ingrid Cristina pretendia envolver os jovens estudantes com a literatura poética e sensibilizar através da arte. O exercício contribue também para conscientizar da importância da poesia e de convencer os alunos de que é fácil e possível fazer.
Quem é o poeta?
Autor da região do Grajaú, a priori apresentando seus poemas na roda de poesia promovida pelo CAPS – Centro de Arte e Promoção Social, Márcio Ricardo conquistou grande destaque nos saraus paulistas. O poeta fez parte dos Semblantes, um grupo de rap e poesia com amigos.
Os versos escritos enquanto ainda era estudante do ensino médio, chamaram atenção de jovens e adultos que se identificaram com os poemas e musicas cuja base são sátiras com uma riqueza de versos rimados com arranjo de uma batida.
Márcio é um parceiro de longa data do colégio, e sempre está presente para apresentar seu trabalho e inspirar outros alunos a escrever. Em 2012 escreveu “Eu vejo a vida melhor lá fora” – um poema exclusivo para o evento cultural do Certus – Eu vejo a vida melhor no futuro.
Já tocou e declamou em diversos espaços culturais, com destaque os CEUS, Centro Cultural do Grajaú, no MIS (Museu da Imagem e Som) e Bienal do Livro (2012). Leva à escolas de São Paulo a “Palestra Gratidão”, em que empodera jovens a acreditar em seus sonhos e objetivos, e na arte.
Integrante do CAPS, coletivo regido por sua madrinha na arte, a poetisa Maria Vilani e Israel Francisco, coordena uma Roda de Poesia que ocorre todos os segundos sábados de cada mês. Ao todo já acumula uma carreira de quase dez anos no Rap e seis como atuante, com uma trajetória endossada pelo livro Felicidade Brasileira – os versos de um semblantes, lançado em 2013, e o álbum Gratidão, em 2016.
Veja onde você encontra o poeta: Instagram: poeta_marcioricardo | Twitter: poetamricardo
Veja o álbum de fotos
TAGs: #oficina #poesia #literaturamarginal #português #literatura #poetamarcioricardo #marcioricardo #fundamental #aprenderaser #aprenderafazer #aprenderatransformar #nóssomosunesco #Nóssomosasas #Euvivocertus #Nóssomosassim #ColégioemInterlagos #EscolaemInterlagos #EscolanaCidadeDutra #ColégionaCidadeDutra
Venha conhecer o Certus!