VERSOS | A POESIA DE RUA DA LITERATURA MARGINAL

Poeta e rapper Márcio Ricardo, representante da literatura marginal ou poesia de rua e autor do livro Felicidade Brasileira, os versos de um semblantes, ministra oficina de poesia para turmas dos 8ºs anos do Fundamental.

Poeta Marcio Ricardo ensina alunos do Fundamental do Certus a fazer poesia e dominar rimasIniciada com uma roda de conversa na sala de aula, o poeta conversou com as turmas contando sua história de vida e a experiência com a poesia.

Após a declamação de alguns textos, a aula foi precedida da prática dos alunos aprenderem a fazer rimas e construir a sonoridade do poema, atentando-se ao significado do contexto. Gabarito o artista tem de sobra. É ganhador do prêmio Brazil Foundation + Outra Parada, em 2016, como iniciativa comunitária independente.

Poeta Marcio Ricardo ensina alunos do Fundamental do Certus a fazer poesia e dominar rimasO objetivo da professora de português Ingrid Cristina pretendia envolver os jovens estudantes com a literatura poética e sensibilizar através da arte. O exercício contribue também para conscientizar da importância da poesia e de convencer os alunos de que é fácil e possível fazer.

Poeta Marcio Ricardo ensina alunos do Fundamental do Certus a fazer poesia e dominar rimasQuem é o poeta?

Autor da região do Grajaú, a priori apresentando seus poemas na roda de poesia promovida pelo CAPS – Centro de Arte e Promoção Social, Márcio Ricardo conquistou grande destaque nos saraus paulistas. O poeta fez parte dos Semblantes, um grupo de rap e poesia com amigos.

Os versos escritos enquanto ainda era estudante do ensino médio, chamaram atenção de jovens e adultos que se identificaram com os poemas e musicas cuja base são sátiras com uma riqueza de versos rimados com arranjo de uma batida.

Márcio é um parceiro de longa data do colégio, e sempre está presente para apresentar seu trabalho e inspirar outros alunos a escrever. Em 2012 escreveu “Eu vejo a vida melhor lá fora” – um poema exclusivo para o evento cultural do Certus – Eu vejo a vida melhor no futuro.

Já tocou e declamou em diversos espaços culturais, com destaque os CEUS, Centro Cultural do Grajaú, no MIS (Museu da Imagem e Som) e Bienal do Livro (2012). Leva à escolas de São Paulo a “Palestra Gratidão”, em que empodera jovens a acreditar em seus sonhos e objetivos, e na arte.

Integrante do CAPS, coletivo regido por sua madrinha na arte, a poetisa Maria Vilani e Israel Francisco, coordena uma Roda de Poesia que ocorre todos os segundos sábados de cada mês. Ao todo já acumula uma carreira de quase dez anos no Rap e seis como atuante, com uma trajetória endossada pelo livro Felicidade Brasileira – os versos de um semblantes, lançado em 2013, e o álbum Gratidão, em 2016.

Veja onde você encontra o poeta: Instagram: poeta_marcioricardo | Twitter: poetamricardo 

Veja o álbum de fotos

COMPARTILHE:  

TAGs: #oficina #poesia #literaturamarginal #português #literatura #poetamarcioricardo #marcioricardo #fundamental #aprenderaser #aprenderafazer #aprenderatransformar #nóssomosunesco #Nóssomosasas #Euvivocertus #Nóssomosassim #ColégioemInterlagos #EscolaemInterlagos #EscolanaCidadeDutra #ColégionaCidadeDutra

[image_with_animation image_url=”2924″ alignment=”center” animation=”Fade In” img_link_target=”_blank” box_shadow=”none” max_width=”100%” img_link=”https://certus.com.br/site/wp-content/uploads/2017/09/17Pilar4-unesco-ser-rematrícula-2018-certus4.png”]

Venha conhecer o Certus! 

VEJA TAMBÉM no Youtube

Projeto Oficina | Making OFF Além dos Aplausos

Últimas

[recent_posts style=”default” category=”all” columns=”4″ posts_per_page=”4″]

Outros textos relacionados

Menu