Híbrido significa misturado, mesclado, blended. A educação sempre foi misturada, híbrida, sempre combinou vários espaços, tempos, atividades, metodologias e públicos.
Falar em educação híbrida significa partir do pressuposto de que não há uma única forma de aprender e, por conseqüência, não há uma única forma de ensinar.
O trabalho dentro da sala pode estar aliado ao uso das tecnologias digitais e propiciar momentos de aprendizagem e troca que ultrapassam as barreiras da sala de aula. Aprender com os pares torna-se ainda mais significativo quando há um objetivo comum a ser alcançado pelo grupo.
Foi pensando nisso que eu e os Professores Rogério Escribano e Juliana Celestino começamos a utilizar técnicas para integrar a tecnologia em sala de aula convidando os alunos a serem os pilares centrais do processo de aprendizado.
O Google Classroom (sala de aula virtual) está sendo utilizado pelos estudantes do sétimo ano nas aulas de Técnica de Redação para produzir um artigo científico no editor de texto que permita que os grupos colaborem, em um único documento, com um ambiente de processamento baseado em nuvem.
A temática abordada no artigo trata sobre a Taxonomia do Reino Plantae, conteúdo que está sendo estudado na disciplina de ciências e de iniciação científica. Além da produção do artigo científico os alunos descreveram, identificaram e classificaram as 110 árvores do espaço de área verde do colégio.
Para a realização da atividade utilizamos o modelo do laboratório rotacional. Dividimos os alunos em dois grupos: um grupo desenvolveu atividades no laboratório de computação (sala digital do colégio) e o outro permaneceu ora no espaço de área verde do colégio, ora no laboratório científico, que frequentemente é a sala de aula dos alunos durante as aulas de iniciação científica. Ao final do período proposto, os grupos trocaram de lugar e, assim, usaram os diferentes métodos para complementar o entendimento sobre o tema da aula.
A prática também está possibilitando o trabalho com as seguintes estratégias de pesquisa:
1- Escolher os termos de pesquisa mais adequados;
2- Entender o resultado da busca;
3- Restringir a pesquisa para chegar a melhores resultados;
4- Avaliar a credibilidade da fonte de informação;
5- Orientar o aluno sobre como realizar pesquisas na internet e, principalmente, fazer uma filtragem do que ele pode aproveitar entre tudo o que é oferecido a ele.
É importante que o aluno tenha uma postura crítica em relação a tudo o que lhe é ofertado a partir de uma busca na internet. Principalmente, o aluno deve saber direcionar e filtrar as informações que são importantes e confiáveis.
Nota do editor: texto escrito pela professora de Literatura e Coordenadora do Balaio de Leitura Patrícia Salgado, publicado originalmente no blog unoieducação com o título Integração entre sala de aula e ambientes virtuais no colégio Certus
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