Expandindo o estudo de cartografia, professor desmembra as regiões brasileiras usando ferramenta de geo-localização do Google, o Google Earth.
Para aplicação dos estudos foi retomado o acesso ao site do IBGE por fornecer dados geográficos e estatísticos úteis na alfabetização.
“O Brasil é um país de dimensões continentais. Analisar um mapa e saber distinguir as regiões e as mais diversas paisagens existentes em nosso território é uma tarefa muito complicada até mesmo para nós adultos, quem dirá para alunos do 4º ano do ensino fundamental”, explica o professor Luciano Marinho.
Considerando as dificuldades dos estudantes, foi desenvolvido algumas atividades de alfabetização cartográfica de forma lúdica. O uso do aplicativo Google Earth permitiu ao aluno se localizar no território do Brasil, além de explorar as regiões, conhecendo um pouco mais os aspectos naturais e culturais.
Após a apresentação das cinco regiões brasileiras e respectivas características naturais e culturais na parte teórica da aula, os alunos foram para o pátio participar de um “quiz” de perguntas e respostas, em que cada acerto tinha a oportunidade de colorir e completar o mapa do regional do Brasil. A atividade é continuação de uma série de aulas de alfabetização cartográfica (leia sobre: Conhecendo o mapa-mundi), também reconhecida pelo IBGE que brinda a turma com kit Atlas.
Veja o álbum de fotos
TAGs: #alfabetização #alfabetizaçãogeográfica #google #googleearth #IBGE #fundamental #aprenderaser #aprenderafazer #aprenderaconhecer #nóssomosunesco #Nóssomosasas #Euvivocertus #Nóssomosassim #ColégioemInterlagos #EscolaemInterlagos #EscolanaCidadeDutra #ColégionaCidadeDutra
[/vc_column_text]Venha conhecer o Certus!