21º Encontro Brasileiro de Futsal na cidade de Alpinópolis, em Minas Gerais, recebe cerca de 60 pessoas da delegação do Certus.
Pais e alunos se juntam a equipe de esportes do colégio que pelo sexto ano consecutivo vai à competição. O grupo contou com 32 atletas divididos nas categorias sub9, sub11, sub12 e sub13, e mais 22 adultos.
O resultado foi excelente. Dos 13 jogos disputados na primeira fase – dentre as quatro categorias, os atletas perderam apenas um jogo. Três equipes se classificaram para as semifinais e uma na grande final, com o Sub13 sagrando-se vice-campeão brasileiro. Segundo Silas Sousa, coordenador de esportes: “A ação vai além do simples propósito esportivo, pois, agrega valores e conceitos. Um acaba cuidando do outro”.
O Certus foi a única escola
envolvida na competição
que conta com equipes
de clubes e prefeituras
O projeto de Intercambio cultural e esportivo existe desde 2006 com a proposta de promover o conhecimento
de novas culturas somando ao desenvolvimento de criar novas formas na estratégia de jogar e estabelecer vínculos com jogadores de diversas cidades, tendo o preceito do esporte como fio condutor. Várias cidades já foram visitadas como Monte Santo e Itajubá (MG), Anhembi e Holambra (SP), Querência (MT), Três Passos (RS), e em Tujillo,
no vilarejo de Isnotu, na Venezuela.
Na programação desse ano tiveram diversas ações como a confraternização da delegação e passeios. Além de visitar pontos na cidade de Alpinópolis para reconhecimento do local a turma foi a Capitólio, pequeno município localizado entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, em Minas Gerais.
A ação vai além do simples
propósito esportivo, pois,
agrega valores e conceitos.
Um acaba cuidando do outroSilas Sousa – Coordenador de Esportes
Lá visitaram de lancha os Canyons de Furnas – canais, rodeados por paredões rochosos, que foram alagados e formam piscinas naturais de águas cristalinas compondo o “Mar de Minas” (Lago de Furnas) – maior espelho d’água do mundo de mais de mil quilômetros quadrados.
Na volta, visitaram Passos de Minas e conheceram os comércios especializados em guloseimas e produtos tradicionais. Ainda, uma festa surpresa de aniversário foi organizada pelos pais.
O senso de responsabilidade e respeito sobrepõem-se e permeia o relacionamento de forma harmoniosa durante o intercambio. Muito importante para o evento.
A participação da família foi fundamental para que entendessem o cotidiano por detrás das quatro linhas, como menciona o coordenador do departamento de esporte Silas: “Eles mais do que auxiliaram no processo. Todos
eram filhos e pais de todos”. Empolgados os pais fundaram a TOCC – Torcida Organizada do Colégio Certus, oficializada em julho, consagrando a maior delegação levada a uma cidade.
Assim, a viagem transcende a competição. Mais do que isso, “A formação de novas amizades dentro e fora
do próprio grupo eleva a valorização do humano”, conclui Silas.
CONFIRA OS RESULTADOS |
|
Sub 13 |
Vice Campeão |
Sub 13 |
Mateus Leite, 8º A – Artilheiro da competição com 8 gols |
Sub 11 |
Terceiro colocado |
Sub 9 |
Terceiro colocado |
Sub 12 |
Não se classificou mesmo sem perder uma partida |
Saiba mais sobre os Canyos de Furnas
Veja o álbum de fotos
TAGs: #IntercambioCulturaleEsportivo #Esportes #aprenderaconhecer #nóssomosunesco #Nóssomosasas #Euvivocertus #Nóssomosassim #ColégioInterlagos #EscolaInterlagos #EscolaCidadeDutra #ColégioCidadeDutra