Caderno Pong, uma modalidade diferente

Incentivar o esporte é essencial para complementar o desenvolvimento motor do educando.

Nas fases iniciais, essa inclusão funciona de uma forma muito espontânea. Entretanto, com os adolescentes do Ensino Fundamental II e Médio, vez ou outra os professores escutam a frase: “eu não tenho habilidade para isso”.

Como fazer então, para motivá-los e garantir que 100% da turma participe, aprenda, divirta-se e desenvolva habilidades diversas?

COMPARTILHE:  

A resposta vem com bastante clareza para os professores de Educação Física do Certus: criando novas oportunidades, possibilidades e inovando com criatividade!

Assim, durante as aulas de Educação Física do Ensino Fundamental II, o professor Paulinho propôs um “novo jogo” para os estudantes: o Caderno Pong!

“O professor Paulinho inventou um esporte chamado “Caderno Pong”, bem criativo, na minha opinião. É como se fossemos jogar tênis, mas no lugar de raquetes, tivemos que utilizar nossos cadernos. Foi muito divertido! Dá para jogar no quintal e com os amigos da rua. É simples, mas perfeito para passar o tempo”.

Leonardo Monteiro Carvalho, 6º ano B1   

A atividade foi desenvolvida na quadra em duplas. E a princípio pode até parecer que se tratava apenas de um jogo recreativa. Mas não é só isso, a atividade oferece vários subsídios formativos tais como: ritmo, empunhadura, coordenação óculo-manual, agilidade, tonicidade muscular dentre outros.

Coordenação Óculo-manual é a habilidade que nos permite realizar ações que requerem o uso simultâneo dos olhos e das mãos, como uma atividade que usa a informação captada por nossos olhos (percepção visual e espacial) para guiar as nossas mãos e fazerem um determinado movimento.

“Não é muito fácil. No começo precisa medir bem a força e a mira para a bola não ir para longe. Às vezes queremos que ela vá para um lugar e acaba indo para outro. Além disso, tem que ficar atento onde o adversário vai jogar para não deixar a bola cair no chão. Tudo é muito rápido.”

Gustavo Viana, 6º ano B1

A aula fez sucesso e alcançou o objetivo, que era motivar toda a turma e desenvolver  as habilidades cognitivas.

COMPARTILHE:  

Últimas

[recent_posts style=”default” category=”all” columns=”4″ posts_per_page=”4″]

 

Outras pessoas também leram:

Menu