A inteligência emocional é uma habilidade muito valorizada atualmente. Saber se portar adequadamente nas diversas situações, conviver bem com as diferenças e exercitar a resiliência e a capacidade de comunicação são aspectos importantes da inteligência emocional.
Um fator determinante para ter uma inteligência emocional estruturada é desenvolver o autocontrole. Não ser impulsivo e saber controlar as emoções permite uma clareza maior de ideias e uma definição de ações com mais bom senso e condizentes aos relacionamentos sociais.
COMPARTILHE:
Mas como ensinar isso para um adolescente? Eles são pura emoção e bem menos razão, não é verdade? Comportamentos impulsivos para eles não são ocasião, são rotina.
Não tem certeza de como lidar com isso? Fique calmo, continue lendo este post que nós vamos dar algumas dicas para trabalhar a inteligência emocional com seu filho!!!
Dê responsabilidades
Estabeleça tarefas simples, como levar diariamente o cachorro da família para passear ou regar a plantinha que está enfeitando a sala, e faça com que ele cumpra à risca o combinado.
Isso vai incutir nele a noção de responsabilidade e contribuir com o amadurecimento do seu filho. Vá adequando as atividades de acordo com a faixa etária e o desenvolvimento intelectual do adolescente.
Promova o encontro com outras gerações
Passar um tempo com os avós, os tios ou vizinhos de idades diferentes da dele vai fazer com que o adolescente expanda sua compreensão de mundo e fortaleça sua empatia com o outro.
O convívio com pessoas de diferentes faixas etárias estimula a capacidade de pensamento e coloca o adolescente em contato com diferentes percepções baseadas em experiências de vida.
Respeite o espaço do adolescente
Não seja superprotetor. Carinho e atenção são sempre bem-vindos, mas não sufoque seu filho a ponto de ceifar experiências que ele precisa passar. Deixe-o cometer os erros que precisa cometer.
Isso faz parte do amadurecimento e acrescentará lições valiosas que vão melhorar sua inteligência emocional. Como diria Leoni, “um tropeço ensina mais do que sucesso, é tudo bem mais claro agora”.
Ensine-o a pensar sobre suas emoções
Não é fácil para um adulto controlar as emoções em um momento de impulsividade. Para um adolescente é quase impossível. Por isso, estimule seu filho a refletir sobre situações que já passaram e como ele reagiu a elas.
Talvez, em uma situação semelhante que venha a enfrentar no futuro, ele consiga ter uma reação mais moderada ou até mesmo totalmente diferente.
Estimule o pensamento crítico
COMPARTILHE:
Incentive seu filho a ouvir diferentes lados de um mesmo assunto. Ele vai desenvolver uma opinião própria sobre o tema e isso é fundamental para que ele saiba respeitar as diferenças sem deixar de se posicionar.
Um adolescente que tenha uma visão mais abrangente das diferentes partes envolvidas se tornará um adulto mais maleável, mas que saberá se manter firme em seus propósitos e valores.
Todas essas dicas vão ajudar seu filho a desenvolver a inteligência emocional. É importante desde a adolescência que ele tenha consciência dos seus atos e assuma o protagonismo da sua vida.
Todos já tivemos a arrogância e a rebeldia da juventude, mas é preciso exercitar a inteligência emocional desde cedo para que esse jovem se torne um adulto mais preparado para enfrentar as incongruências da sociedade.
Estimular seu filho a ser o ator principal dos seus atos e permitir que ele faça suas escolhas e que arque com as consequências — boas e ruins — é fundamental para que ele cresça e amadureça.
Os ensinamentos sobre inteligência emocional não precisam esperar a adolescência para começar. Aproveite a visita ao nosso blog e leia este artigo sobre protagonismo infantil ao preparar uma festa junina. Boa leitura!