12 de outubro é o Dia da Criança. Mas você sabe por que é comemorado nesta data?
COMPARTILHE:
O Dia da Criança foi instituído na década de 20 pelo então presidente Arthur Bernardes no decreto 4.867, de 5 de novembro de 1924, que diz: “fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o território nacional, a festa da criança”.
A ideia surgiu depois de um congresso celebrado em 1923, em que se discutiu os direitos dos meninos e meninas da América Latina.
Muito mais que lembrar de dar presentes, essa data serve para avaliar as políticas voltadas às crianças. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 2017, o número de homicídios de crianças e adolescentes tem aumentado e, se continuar neste ritmo, tende a piorar.
Venha conhecer o Certus!
Outra curiosidade importante sobre o Dia da Criança, diz respeito ao seu caráter comercial. A data só começou a ser explorada comercialmente no Brasil em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para aumentar suas vendas.
Importante lembrar, que internacionalmente, a ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, pois nesta data foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959. A ideia de se dedicar um dia internacional às crianças também serve para se fazer uma chamada sobre as necessidades dos pequenos e reconhecer o trabalho das pessoas que atuam todos os dias para que tenham um futuro melhor.