Enganam-se aqueles que pensam que a ceia de Natal é só para os adultos. Pelo contrário! Com as devidas adaptações, é possível fazer com que os pequenos tenham uma data especial e marcante. Basta colocar em prática algumas ações, fazendo com que se envolvam com a preparação da festa.
Lembre-se de que o Natal é uma data para passar junto com quem amamos. Nada mais sábio, então, que preparar um momento que englobe os pequenos. Afinal, são eles que dão mais luz e sentido à vida, não é mesmo?
Interessou-se pelo assunto e quer saber como realizar uma ceia de Natal com crianças? Continue a leitura e descubra!
Explique sobre a essência do Natal
Ninguém nasce sabendo, não é mesmo? Explique para as crianças o verdadeiro significado do Natal. Ele representa muito mais que uma ceia em família. Simbolizando o nascimento de Jesus, a data também é sinônimo de amor ao próximo, solidariedade e sentimentos puros e verdadeiros.
É o momento de deixar as diferenças de lado, de refletir sobre o passado e colocar em prática boas ações, compartilhando o melhor de si. Com isso em mente, seus filhos vão entender a importância de vivenciar essa data tão especial com quem amam.
Peça opiniões sobre as refeições do cardápio
As crianças podem ter gostos bem peculiares que não combinam exatamente com o buffet de Natal. Vale a pena conversar com elas e verificar quais refeições gostariam de ter na ceia. Claro que isso não significa seguir à risca todos os pedidos feitos pelos pequenos, mas tente incluir pelo menos um prato da preferência deles.
Que tal inserir algumas sobremesas divertidas? Quer um exemplo? Cookies com smile face ou alimentos no formato do papai noel! Use a criatividade a seu favor e crie pratos lúdicos que vão agradar o público adulto e infantil.
Prepare a ceia de Natal com crianças
Para completar a tarefa, que tal chamar as crianças para ajudar a preparar as refeições? Elas vão adorar colocar, literalmente, a mão na massa e se sentirem úteis. Esse momento em grupo também fortalece os laços familiares.
Não se esqueça que os pequenos devem ter a supervisão de um adulto. Cabe a você, nesse aspecto, oferecer as devidas instruções para que ajudem na cozinha. Nem precisa dizer que o papel deles será mais parecido com o de um auxiliar, não é mesmo? Nada de deixá-los chegar perto do fogo ou realizar tarefas perigosas.
Peça ajuda nos demais preparativos natalinos
Vai mandar cartões para parentes distantes? Chame os pequenos para que escrevam as cartinhas. Deixe, por exemplo, que desenhem algo no verso. Essa é apenas uma sugestão.
Fique livre para definir qual será a participação das crianças no feitio das lembranças. Mas não para por aí! Peça ajuda também em relação aos presentes, sugerindo que elas escolham algo especial para os entes queridos e, claro, façam o embrulho.
Fato é que a ceia de Natal com crianças será um momento muito especial. Por isso, é preciso pensar em alternativas que permitam inclui-las ativamente do início ao fim do evento.
Agora que já sabe como incentivar a participação das crianças em uma data tão importante, compartilhe o conteúdo nas redes sociais!