A noção de responsabilidade não é algo simples. Mais do que um comportamento individual, ser responsável envolve o ato de se relacionar com o mundo. Muitos adultos não compreendem esse conceito em sua totalidade. Como então explicar algo tão complexo para crianças?
Ter um ambiente amoroso e acolhedor, permeado por atitudes positivas é essencial para que elas sintam confiança e segurança. É preciso também entender a personalidade do seu filho. Cada criança reage de forma diferente aos estímulos e compreender qual o melhor jeito de abordar o tema é o primeiro passo.
São muitos aspectos que devem ser trabalhados. A criança precisa entender que tão importante quanto os cuidados pessoais é a relação com a sociedade, com o consumo consciente e o comprometimento com o outro. São diversas facetas que constroem um comportamento responsável.
Que tal conhecer algumas dicas para ajudar seus filhos a desenvolverem essa habilidade? É só continuar lendo este post!
1. Respeite o desenvolvimento biológico
É preciso ensinar aos filhos gradativamente. Não pule etapas. Atribua responsabilidades conforme a idade. Na fase da introdução alimentar você pode estimulá-lo a comer sem ajuda; aos três anos a criança deve guardar seus brinquedos depois de brincar; aos cinco pode assumir os cuidados de uma planta; aos oito arrumar o material escolar; e aos dez acordar sozinho e preparar o próprio lanche, por exemplo. Continue incluindo tarefas cada vez mais complexas conforme o amadurecimento.
Veja algumas exemplos de atividades que você pode sugerir para seu filho conforme a idade da criança. [CLIQUE AQUI]
2. Transforme boas atividades em hábitos
Incentivar seu filho a arrumar a cama, a escovar os dentes ou a participar da escolha das roupas que ele vai vestir tem de ser um hábito cotidiano. Fazê-lo realizar sozinho atividades diárias vai aumentar a autonomia da criança.
3. Explique o conceito de consequência
As crianças não medem as consequências dos seus atos. Elas não entendem o que pode ser causado a partir de suas ações. Fazê-las compreender que tudo o que é feito causa uma reação vai dar subsídios para que elas comecem a pensar nos desdobramentos do que estão fazendo e tenham mais cuidado.
4. Estabeleça pequenas metas e elogie quando forem cumpridas
Dê tarefas ao seu filho, como terminar a lição ou arrumar a cama, e faça com que ele cumpra o que foi acordado. Aproveite esses momentos para apontar os erros de forma didática e mostrar a maneira correta de fazer. Demonstre seu contentamento. Valorize seu filho com reconhecimento e não com presentes.
5. Utilize jogos para ensinar responsabilidade para crianças
Transformar o aprendizado em uma atividade lúdica vai fazer com que a criança associe as lições a momentos de divertimento. Incorporar brincadeiras na hora de explicar conceitos complexos vai simplificar o entendimento. As regras do jogo já são uma forma de responsabilidade imposta e que ensinarão o respeito às normas.
6. Ensine sobre causas sociais
Explique a importância de se preocupar com o outro. Você pode reunir os brinquedos que estão obsoletos e ir com o seu filho doá-los para uma instituição que atenda crianças carentes, por exemplo. Estimular desde pequenos o engajamento em causas sociais com exemplos práticos vai tornar seus filhos mais conscientes.
Essas são algumas dicas para ir aos poucos ensinando responsabilidade para crianças. Supervisione de perto as ações e vá inserindo atividades que construam essa consciência responsável de acordo com o desenvolvimento e o crescimento.
É preciso também ser um exemplo para o seu filho. Um comportamento condizente com seus ensinamentos vai dar autoridade em tudo que você for educá-lo. O aprendizado dos pequenos é constante e eles absorvem não só o que você fala, mas também o que você faz.
Gostou deste conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e receba textos diretamente em seu e-mail!