Rotina de volta às aulas: como se preparar?

A rotina de volta às aulas apresenta alguns desafios para os pais. Após algumas semanas em casa descansando, parece um sacrifício fazer o filho acordar cedo novamente, ir para a escola, fazer deveres de casa e outras obrigações que desaparecem durante as férias.

No entanto, existem maneiras de suavizar essa transição para que as crianças voltem às aulas com menos estresse para elas mesmas e para os pais. Continue a leitura deste artigo para saber como!

Mantenha um diálogo honesto

Conversar com a criança é essencial para que a rotina seja restabelecida de forma agradável. Por meio do diálogo, você e seu filho poderão descobrir juntos o que funciona melhor para ambos, além de identificar as partes da rotina que exigem mais atenção por causarem mais dificuldade a ele.

Dessa forma, você não apenas fará com que a criança entenda a importância dessa tarefa, como também encorajará sua independência ao permitir que ela adapte a rotina a suas necessidades.

Estabeleça horários para as atividades

Ao se preparar para uma nova rotina, é preciso que os horários para cada atividade fiquem claros para a criança. Afinal, como ela vai seguir algo sem orientação? Uma dica para facilitar o processo é fixar um quadro de horários em um local da casa que fique visível a todos e próximo a um relógio.

Dessa forma, dirija-se sempre ao quadro em vez de apenas dizer à criança o que fazer. Pergunte a ela que horas são no relógio e aponte no quadro a atividade prevista naquele horário. Com o tempo, a criança terá autonomia para seguir sua rotina sozinha.

Faça um quadro bem simples que contenha apenas as orientações necessárias. O objetivo é direcionar a criança em suas tarefas e não sobrecarregá-la de informações. Para os mais novos, é interessante acrescentar desenhos, fotos e cores ao quadro, para que a rotina pareça mais uma diversão do que uma obrigação.

Esteja atento a eventuais dificuldades

É completamente normal ter dificuldades em organizar uma rotina, principalmente após um longo período de recesso das atividades costumeiras. No entanto, cada indivíduo apresenta seus próprios bloqueios, sendo importante que os pais estejam atentos a isso em seus filhos.

Além de observar o dia a dia da criança, é preciso também conversar com ela para entender o que lhe causa mais desconforto e descobrir formas de lidar com a questão.

Por exemplo, se a organização for um problema pela manhã, crie o hábito de preparar o que for possível na noite anterior, como os materiais escolares e o uniforme. Já para as crianças que têm dificuldade em levantar cedo, coloque o relógio para despertar no horário de se arrumar para a escola alguns dias antes do início das aulas.

Uma rotina de volta às aulas é determinante para o bom desempenho escolar dos seus filhos. Quando bem elaborada, ela fornece um senso de responsabilidade à criança, ao ensiná-la que suas conquistas dependem de planejamento e de organização. Da mesma forma, seu filhos se sente competente por conseguir cumprir suas tarefas no tempo certo.

Seus filhos seguem uma rotina de volta às aulas? Deixe um comentário com suas dicas para os pais nessa fase do ano e aproveite para nos dizer o que achou deste conteúdo. Sua opinião é muito importante para nós!

Outras pessoas também leram:

Menu