Por que os pais devem conhecer os amigos dos filhos? Entenda!

Conhecer ou não os amigos dos filhos é uma dúvida de muitos pais. Se, por um lado, parece ser uma invasão de privacidade, por outro, é um pouco assustador não saber o que seus filhos fazem quando você não está por perto.

Acompanhar a vida social de crianças e de adolescentes é tão importante quanto qualquer outro aspecto de suas vidas, sendo perfeitamente possível fazer isso sem comprometer sua liberdade.

Continue a leitura do artigo para entender melhor a importância de saber com quem seu filho se relaciona!

Para ajudar no seu desenvolvimento

As amizades são vitais para o desenvolvimento de crianças e de adolescentes, pois é por meio delas que os jovens adquirem competências psicossociais importantes para o estabelecimento de relações na vida adulta.

Com seus amigos, as crianças e os adolescentes desenvolvem habilidades de cooperação, empatia, comunicação e convivência. Além disso, as amizades também contribuem significativamente para a construção da autoestima e da identidade cultural.

É verdade também que as amizades desempenham papéis diferentes para cada idade. Para crianças pequenas, os amigos são aqueles com quem podem brincar junto e emprestar seus brinquedos. Mas à medida que crescem, as amizades se tornam trocas de experiências e fontes de ajuda mútua.

As amizades podem influenciar tanto positiva quanto negativamente na vida do seu filho. Por isso, certificar-se de que ele esteja acompanhado de boas influências é uma forma de garantir seu desenvolvimento saudável.

Para criar laços com os filhos

O ditado que diz que os opostos se atraem nem sempre é verdade. Os indivíduos tendem a se conectar com aqueles que partilham de seus interesses em comum, e o mesmo acontece com as amizades na infância e na adolescência.

Crianças e adolescentes tendem a se abrir com os amigos de um jeito que não se abrem com os pais. Dessa forma, conhecer os amigos de seu filho é fundamental para se aproximar dele e entender um pouco mais de sua personalidade.

Além do mais, as amizades são extremamente valorizadas pelos jovens. Cooperar com esse aspecto da vida de seu filho é uma forma de mostrar a ele que você se importa com sua felicidade.

Para reconhecer amizades nocivas

Amizades nocivas podem aparecer em qualquer etapa da vida de um ser humano. Mesmo as crianças mais exemplares, que nunca deram sinais de mau comportamento, podem cair nessa armadilha — o que não é culpa delas.

As amizades promovem uma sensação de pertencimento a um determinado grupo. As crianças e os adolescentes buscam nos amigos uma aprovação social que a própria família não pode dar eles, o que é um processo normal do desenvolvimento infanto-juvenil.

Na tentativa de serem reconhecidos por seus grupos de amigos, muitas vezes eles acabam por se envolver em situações ou apresentar comportamentos que colocam em risco sua saúde e seu bem-estar, como uso de álcool e drogas. Isso se intensifica ainda mais quando falamos de amizades na adolescência.

Nem sempre os jovens percebem que estão seguindo caminhos ruins, pois são socialmente inexperientes e ainda estão aprendendo a lidar com suas emoções. Por isso é tão importante que os pais saibam com quem seus filhos estão andando, para que possam intervir assim que percebam o problema.

As amizades são parte fundamental do desenvolvimento humano. É preciso que os pais estejam atentos aos amigos dos filhos para que qualquer mudança preocupante de comportamento seja percebida. Longe de proibir novas amizades, os pais devem sempre priorizar o diálogo que encoraje as crianças e os adolescentes a buscarem formas saudáveis de se relacionarem.

Agora que já esclarecemos a importância de conhecer os amigos dos filhos, que tal ajudar outros pais com a mesma dúvida? Ajude-os compartilhando este conteúdo em suas redes sociais!

Outras pessoas também leram:

Menu