A participação do pai em todas as etapas do desenvolvimento da criança é indispensável. Essa presença transmite segurança e conforto para os filhos.
Uma das ocasiões que o apoio e opinião do pai são inquestionáveis é no momento da escolha da escola onde os filhos irão estudar. Essa é uma decisão para ser definida em família. E a presença patriarcal é muito importante, já que o alinhamento de discursos deve ser prioridade, afinal isso irá interferir diretamente no aproveitamento pedagógico do estudante.
Mas afinal, o que é indispensável em um bom colégio? Quais critérios levar em consideração? A opinião da criança deve sobressair-se à dos pais? É natural surgirem dúvidas no momento de escolher escola para os filhos. Você quer que ele tenha acesso ao melhor, sem deixar de lado as particularidades dele, não é mesmo?
COMPARTILHE:
Para ajudar nessa tarefa, reunimos a seguir alguns itens que devem ser analisados antes de bater o martelo. Afinal de contas, não vale a pena correr o risco de matricular o seu filho em uma instituição de ensino defasada, que não seja capaz de despertar o melhor do seu pequeno. Continue a leitura e esclareça as suas dúvidas!
Conheça a proposta pedagógica
Enquanto alguns colégios priorizam uma abordagem mais tradicional, outros já seguem um método inovador. Existem também aqueles que optam por uma linha mais religiosa. Esses são apenas alguns exemplos.
Fato é que, atualmente, existe um leque extenso de linhas pedagógicas e detalhe: não há um certo ou errado. Os pais, nesse sentido, devem solicitar uma explicação para os educadores, entendendo claramente a proposta da instituição de ensino.
O recomendado é escolher um colégio que compartilhe uma visão semelhante à da família e também do estudante. Em outras palavras, opte por uma instituição com a qual haja uma identificação de valores e princípios. Isso vai tornar o processo de adaptação mais simples e fácil.
Avalie a infraestrutura para escolher escola para os filhos
As crianças e adolescentes passam parte considerável do dia dentro do colégio. Por isso, nada mais sábio do que optar por uma instituição que apresente uma infraestrutura diferenciada.
Verifique, por exemplo, se a escola oferece quadras de esportes e salões para atividades extracurriculares. Além disso, observe também a condição da sala de aula e dos demais espaços, como cantina e banheiro. Lembre-se, aqui, que cada detalhe faz toda a diferença.
COMPARTILHE:
Analise o conteúdo do material didático
Outro ponto que deve ser levado em consideração ao escolher o colégio para os filhos é o material didático adotado. Analise o conteúdo dos livros, garantindo que ele é realmente apropriado e de qualidade.
Mas não pare por aí. É importante também analisar o corpo docente. Afinal, são eles que vão ter contato direto com o seu filho, sendo responsáveis não só pela transmissão do conhecimento, mas também por ajudar a formar a visão de mundo da criança.
Investigue a reputação do colégio
Antes de tomar a decisão, vale a pena também procurar referências sobre o colégio. Qual a opinião dos alunos e pais sobre a instituição? Como ela é vista na comunidade? Quais as avaliações feitas na internet? Leve em consideração todas essas questões. Assim, você terá uma noção mais abrangente da instituição.
Acredite: ao ter atenção a esses pontos, existe grande chance de você fazer uma escolha acertada, matriculando os seus filhos em uma instituição de ensino que é referência na área e, claro, respeita as individualidades de cada estudante e está de acordo com a visão de mundo da família.
Agora que já sabe o que levar em consideração para escolher escola para os filhos, que tal entrar em contato com a gente? Será uma satisfação apresentar os diferenciais do Certus para você.
Últimas