É possível comprar a lista de material escolar das crianças sem comprometer o orçamento e, melhor: economizando. Veja como!
1 – Reaproveite o que puder
Antes sair comprando, verifique os materiais que seus filhos já têm em casa e separe o que ainda está em condições de uso. Mochila, estojo, régua, tesoura e uniforme estão no TOP 10 de itens que podem ser reaproveitados!
2 – Você precisa mesmo comprar tudo agora?
Pense bem sobre isso. Nos meses de janeiro e fevereiro os preços de artigos escolares disparam. Dessa forma, se houver algum item que possa ser utilizado por mais alguns meses e assim adiar a compra neste período, essa atitude pode gerar uma boa economia, aposte!
3 – Pesquise, compare e pechinche!
Segundo uma pesquisa realizada pelo PROCON SP o preço dos itens da lista de material escolar podem sofrer uma variação de até 300%. Portanto, não saia comprando na primeira papelaria. Aproveite a internet e faça buscas de preço. Se for comprar pela web, pesquise a reputação da loja para não cair em ciladas. E lembre-se: a lista não precisa necessariamente ser toda comprada na mesma loja, mas neste caso, peça desconto!
4 – Siga a lista e nada mais
Essa talvez seja a dica mais difícil de seguir, já que a indústria se preparou bem para essa época e o que não faltam são opções fofas com o personagem preferido ou com formatos e funções diferenciadas. Sabemos que as crianças adoram novidades, mas é preciso manter o foco para não comprometer o orçamento.
5 – Reúna os amigos e compre em conjunto
Alguns estabelecimentos e lojas de atacado costumam oferecer preços bastante atrativos para compras em quantidade. Então por que não reunir outros pais para uma compra coletiva? Todos podem sair ganhando.
6 – Negocie e se possível pague a vista
Parcelar as compras no cartão de crédito pode parecer uma facilidade, entretanto a negociação de preço é muito facilitada quando se paga a vista! Algumas lojas, inclusive, oferecem melhores condições para pagamento em dinheiro. Não tenha vergonha e pedir desconto e economize.
7 – Converse com os filhos sobre o orçamento
Antes de ir às compras converse com seu filho sobre o orçamento. Essa atitude é imprescindível para evitar situações constrangedoras na loja. Além disso, ter um orçamento em mente é importante para não se deixar levar pelo impulso e gastar mais do que podia. Essa é também, uma ótima oportunidade de ensinar educação financeira para as crianças, aproveite.
8 – Identifique e incentive o cuidado com material
Material escolar é caro, portanto, é preciso conscientizar as crianças de que elas precisam ajudar na conservação e cuidado com seus pertences.
Antes do início das aulas identifique todos os itens para evitar perdas e gastos com reposição.