Muito se fala sobre a importância dos exercícios físicos para adultos, mas você conhece os benefícios dos esportes para crianças? Além de contribuir para a saúde, eles ajudam em vários outros aspectos do desenvolvimento infantil.
Continue a leitura do artigo para conferir todas as vantagens do esporte na vida do seu filho. Além disso, você vai conhecer também os tipos de esporte mais recomendados de acordo com a faixa etária. Boa leitura!
Como funcionam os esportes para crianças?
Os esportes para crianças devem ser implementados como atividades extracurriculares, ou seja, como uma atividade complementar que ocorre fora do período habitual das aulas. Dessa forma, eles podem ser praticados dentro da própria escola — naquelas que oferecem educação integral —, ou os próprios pais podem procurar por lugares que ofereçam essas atividades.
As atividades precisam ser escolhidas de acordo com a idade da criança, pois devem condizer com seu nível de desenvolvimento.
Atividades para cada faixa etária
De acordo com a Mayo Clinic, o mais adequado para crianças de 2 a 5 anos são atividades leves que não tenham regras ou estruturas específicas, pois elas ainda estão começando a dominar seus movimentos básicos. Exemplos disso são correr, pular corda, andar de bicicleta, nadar e brincar no parquinho.
Crianças de 6 a 9 anos estão com sua coordenação motora mais desenvolvida, além da sua capacidade de manter o foco mais apurada. Logo, já podem participar de atividades que exijam direcionamentos, como dança, artes marciais e futebol. Nessas idades, o foco não deve ser tanto na força da criança, mas sim nas técnicas aplicadas.
Dos 10 aos 12 anos, as crianças já estão maduras o suficiente para praticar esportes mais complexos que exijam habilidades estratégicas bem desenvolvidas. Como picos de crescimento são comuns nessa faixa etária, é possível que a coordenação e o equilíbrio sejam afetados.
Como os esportes ajudam no desenvolvimento?
Não é novidade que atividades físicas sejam essenciais para a qualidade de vida dos seres humanos. No entanto, os esportes trazem muitos outros benefícios para as crianças além da saúde, como você verá a seguir.
Socialização
Esportes desempenham um importante papel na socialização dos pequenos. Por meio deles, as crianças formam uma identidade social com outras crianças que compartilham dos mesmos gostos. Além disso, é uma ferramenta muito útil para quebrar estereótipos de gêneros, ao permitir que garotas e garotos pratiquem atividades comumente vistas como “de menino” ou “de menina”.
Ainda no âmbito coletivo, os esportes também auxiliam no senso de cooperação entre as crianças, que passam a entender melhor a importância do trabalho em equipe, da liderança e da comunicação. Além disso, elas se tornam capazes de seguir regras com mais facilidade.
Saúde física e mental
Os benefícios físicos dos esportes incluem o desenvolvimento de habilidades motoras, diminuição do risco de diabetes do tipo 2 e fortalecimento dos músculos. Já na saúde mental, auxiliam no combate ao estresse, à ansiedade e à depressão.
Como visto, os esportes para crianças não servem apenas para mantê-las entretidas. Muito além disso, eles são um importante meio para cuidar de sua saúde física e mental e garantir que se tornem adultos com todos os seus potenciais plenamente desenvolvidos.
Seus filhos praticam algum esporte? Deixe um comentário aqui dizendo o que você acha da prática de exercícios físicos para crianças e algumas dicas de atividades para ajudar outros pais nessa escolha!