Entenda o papel dos pais na educação dos filhos e como participar mais

Estar ciente do papel dos pais na educação dos filhos é fundamental para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável. Quando o colégio e a família formam uma equipe que colabora, compartilha e age em parceria, a tendência é que o estudante melhore seu rendimento.

Além disso, o engajamento dos pais no processo de aprendizagem dos filhos os ajuda a desenvolverem qualidades como autonomia, inteligência, afetividade e respeito. Mas, na correria do dia a dia, um grande desafio é encontrar meios de ser mais participativo.

Quer estar próximo e contribuir com a educação do seu filho? A seguir, confira como se fazer presente de forma efetiva!

Compareça às reuniões do colégio

Você sabe como está a vida escolar do seu filho? Uma das melhores maneiras de ficar por dentro do que acontece com ele é participando das reuniões do colégio. Nesses eventos, você tem a oportunidade de conversar com os professores e verificar não só as notas do pequeno, mas também como ele tem se comportado em sala de aula.

Sem falar que o colégio também utiliza as reuniões para comunicar decisões e ações que acabam afetando os estudantes. Ao comparecer aos encontros, você pode concordar ou discordar de tais decisões, bem como ajudar a encontrar os melhores caminhos para a comunidade escolar.

Desenvolva uma relação horizontal e próxima da criança

Com o intuito de manter a autoridade sobre seus filhos, muitos pais estabelecem uma relação vertical, em que apenas eles têm voz ativa e ditam como as coisas devem ser. O problema desse modelo de relação é a possibilidade de inibir os filhos, fazendo com que deixem de compartilhar fatos importantes por medo de punições.

Assim sendo, o mais indicado é desenvolver uma relação horizontal, em que a criança tenha suas necessidades levadas em consideração e espaço para se expressar. Dessa maneira, você cria um vínculo de amizade e confiança com o seu filho, passando a ser visto como um porto seguro para ele.

Ajude nas tarefas de casa

Em especial nos primeiros anos escolares, os professores podem pedir atividades para casa que sejam mais complexas no caso das crianças pequenas, como de recorte ou colagem. Logo, é crucial que os pais auxiliem na realização dessas tarefas.

Além de ficar mais próximo do seu filho, tal interação ajuda a identificar alguma dificuldade que ele possa ter. Assim, será possível tomar medidas para superar esse obstáculo.

Converse sobre a rotina do estudante

Depois de chegar em casa no final do dia, o ideal é reservar um período para conversar com o seu filho sobre como foi na escola. Com isso, você mostra para a criança que realmente se importa com ela e pode descobrir situações que a estejam incomodando, por exemplo.

Como vimos, o papel dos pais na educação dos filhos é imprescindível para ajudá-los a irem bem na vida escolar, mas, acima de tudo, a se tornarem seres humanos física e emocionalmente saudáveis.

E aí, gostou do post? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook e Instagram.

Outras pessoas também leram:

Menu