A depressão é comumente associada aos adultos. Contudo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o transtorno afeta mais de 350 milhões de pessoas, entre elas, crianças. Nesse sentido, é essencial que os pais entendam como analisar os sintomas e também como ajudar a superar a depressão infantil.
Quando pensamos nesse transtorno emocional, é comum que façamos uma associação entre os sintomas dos adultos com os das crianças. No entanto, existem algumas diferenças. Por exemplo, crianças com depressão tendem a ter dificuldades para aprender, insônia, irritabilidade, perda de peso, além dos sintomas similares aos dos adultos, como tristeza e isolamento social.
Por acaso, seu filho(a) apresenta dois ou mais sintomas destacados? Então é essencial procurar o auxílio de um profissional de saúde para realizar o diagnóstico. Confira, a seguir, como os pais e o colégio podem ajudar na recuperação de uma criança depressiva.
Como combater a depressão infantil
Reduza as tensões familiares
Brigas, divórcios, doenças ou até mesmo perda de um familiar podem impactar o emocional de uma criança. Mesmo que ela não saiba, de fato, o que está acontecendo, ela pode sentir. Por isso, a dica é que os pais trabalhem dentro de casa para reduzir as tensões.
Uma maneira eficiente é não ficar reclamando ou brigando perto da criança. Além disso, os familiares também podem reservar um momento para estarem juntos. Por exemplo, programar um almoço ou até mesmo fazer algum tipo de brincadeira que envolva a criança e mostre, de forma indireta, que ela não está sozinha.
Aumente o apoio emocional
Crianças com depressão apresentam irritabilidade, tristeza e desânimo. O quadro é complicado e, por vezes, elas podem se sentir incompreendidas. Sendo assim, os pais devem aumentar o apoio emocional e evitar, ao máximo, qualquer julgamento.
Também é essencial que eles relatem o que está acontecendo para o colégio. Dessa forma, os professores também poderão ser um apoio emocional para a criança. Eles poderão, por exemplo, fazer atividades mais alegres e em grupo.
Incentive hábitos saudáveis
É comum que uma criança com quadro depressivo acabe perdendo o ânimo para brincar ou fazer outras atividades. Tantos os pais quanto o colégio podem ajudar a amenizar a situação. A dica é que ambos incentivem hábitos saudáveis.
Por exemplo, os familiares podem começar a fazer exercícios juntos, algo que é extremamente benéfico para quem está depressivo, ou até mesmo passear em lugares que o pequeno gosta. Já o colégio pode indicar atividades extracurriculares para que a criança possa se distrair, se animar e até estar mais próxima dos amigos.
Por fim, vale ressaltar que essas dicas devem ser colocas em prática em conjunto com um tratamento médico adequado. Crianças em estágio depressivo avançado precisam do apoio médico de um psicólogo ou, em alguns casos, até de um psiquiatra.
Os pais também podem até recorrer a tratamentos naturais, como florais ou acupuntura, mas somente um profissional capacitado será capaz de diagnosticar o problema de forma séria e indicar um bom tratamento.
Gostou do conteúdo sobre depressão infantil? Para saber mais sobre a importância dos pais na vida de uma criança, leia o artigo: “Participação dos pais na escola: qual o impacto no desenvolvimento escolar dos filhos?”.