Educar crianças que cresçam como cidadãos conscientes é um grande desafio. Por isso, é fundamental incentivar o combate ao machismo durante o amadurecimento do seu filho. Porém, a dúvida que surge é: como ensinar o respeito às mulheres para os meninos de hoje?
Veja direcionamentos para manter o diálogo aberto com seus filhos em casa. Assim, com boas referências dos pais, será mais fácil evitar o aumento do machismo, principalmente dentro do seu lar.
Sugestões para ensinar o combate ao machismo
É muito comum que a mãe e o pai questionem se oferecem a melhor criação para os seus filhos. A intenção sempre é instruir as crianças para a vida, com valores e bons exemplos. Porém, questões delicadas como a diversidade sempre geram muitas dúvidas. Então, veja como ensinar o combate ao machismo para o seu filho.
Dê um bom exemplo
A primeira forma para criar meninos que respeitem as mulheres é mostrar isso em casa. Por isso, é importante fazer isso de forma prática. Por exemplo: é importante incentivar a colaboração de todos nas tarefas domésticas. Assim, é possível evitar o lugar-comum de que há atividades para meninas e atividades para meninos.
Ensine sobre o respeito às diversidades
O combate ao machismo é uma das formas mais eficientes para gerar respeito pelas diferenças. Todos apresentam características únicas, e isso deve ser visto com naturalidade.
Apresentar culturas diferentes e incentivar a amizade com pessoas diversas é um passo inicial. Muitas famílias ainda fomentam a ideia preconceituosa de que meninos não podem ser amigos de meninas. Eliminar essa crença já é uma maneira para ensinar o respeito às diversidades.
Conte histórias que ilustram a importância feminina
Apresente contos infantis que falem sobre homens fortes, generosos e que respeitem as mulheres. Sempre observe como o herói é representado na narrativa antes de passar a leitura para o seu filho.
Fale, ainda, sobre casos reais de mulheres que fizeram história em diversas áreas. Com isso, a criança terá boas referências femininas, vendo que não há papéis predefinidos.
Mostre que seu filho é responsável por suas próprias ações
Procure conscientizar seu filho sobre a responsabilidade que ele tem. Apenas assim ele saberá que todos os atos têm consequências. Se for grosseiro com uma colega, não releve o fato. Afirme que isso não é certo e converse sobre a atitude mais adequada.
Então, sempre que a criança apresentar traços machistas, explique que isso não é respeitoso. Nesse momento, é preciso ter argumentos convincentes e responder a todas as dúvidas que surgirem.
Responda às perguntas com paciência
As crianças são questionadoras por natureza. Então, seu filho não aceitará facilmente uma afirmação como “não faça isso porque é errado”. Tenha paciência para dialogar sobre o machismo e explique que todas as pessoas devem ser respeitadas.
Durante essa conversa, não fuja das perguntas. Fale com honestidade e de forma direta. Assim, passará segurança para o menino, e ele poderá entender a importância de manter a empatia com todas as pessoas.
Com essas sugestões, é possível promover o combate ao machismo logo na infância. Ao seguir bons exemplos e ter a presença ativa dos pais, seu filho crescerá como um homem que respeita todas as mulheres a sua volta.
Conversar sobre igualdade entre os gêneros é fundamental. Por isso, o Certus sempre mantém o empoderamento feminino em pauta. Leia mais!