Uma das decisões mais importantes na vida de um jovem é a definição sobre qual carreira seguir. Afinal, mesmo que seja possível rever a escolha no futuro, ninguém começa um novo curso ou trabalho já imaginando que pode não dar certo, não é? Por isso, é preciso cautela para saber como escolher uma profissão.
O mais importante, nesse momento, é fazer uma autoavaliação, com maturidade e pensamento crítico. Sua família gostaria que você estudasse medicina, mas seu sentimento é de falta de aptidão? Ou, por acaso, você sabe que carreiras ligadas à tecnologia proporcionam mais oportunidades e melhor remuneração, mas também não tem afinidade com isso?
Tais reflexões são bastante comuns, compartilhadas pela maior parte dos jovens que estão ingressando (ou mesmo terminando) o ensino médio. Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar você a identificar melhor as suas habilidades e preferências. Confira!
Como escolher uma profissão sem ter a insegurança de errar na decisão?
Além de entender suas habilidades, sejam elas competências técnicas ou subjetivas (conhecidas como hard e soft skill, respectivamente), é importante também conhecer melhor o dia a dia da profissão, com suas dificuldades e desafios, bem como suas perspectivas no mercado.
Afinal, vale destacar, o mundo corporativo passa por inúmeras mudanças em função das novas tecnologias. Isso quer dizer que muitas das profissões atuais não existirão mais (ou talvez existam com algumas transformações) no futuro. Existem inúmeros exemplos disso:
- a tecnologia que permite a condução autônoma (veículos autônomos) exigirá novas soluções tanto na indústria automotiva quanto no mapeamento geográfico de cidades e estradas, além do desenvolvimento da internet;
- a telemedicina poderá proporcionar mudanças tanto nos procedimentos quanto na forma de atendimento aos pacientes;
- os serviços de streaming e a forma como as pessoas consomem informações mudaram, o que reduz oportunidades de trabalho em jornais, revistas, televisão, entre outros veículos. Porém, ao mesmo tempo, outras possibilidades estão surgindo no ramo da comunicação.
Esses são apenas alguns exemplos, em três áreas distintas de conhecimento, que sofreram mudanças importantes e significativas. Devido a essas transformações, o futuro de muitas profissões será impactado.
O que considerar ao optar pela carreira?
Além de ter ciência da mudança de paradigmas atual, com as novas demandas decorrentes do avanço tecnológico, vale a pena prestar atenção em alguns pontos. Assim, você terá condições de fazer uma escolha consciente, de acordo com suas aptidões, sem que isso se torne um fator extra de ansiedade.
Confira, a seguir, as nossas dicas!
1. Conheça suas habilidades
Reflita sobre seus interesses, suas aptidões e suas habilidades. Qual o tipo de conteúdo escolar desperta sua curiosidade? Essa é uma forma de identificar atividades que poderão, no futuro, fazer parte de seu dia a dia profissional.
2. Analise sua personalidade
Algumas características individuais fazem muita diferença na hora de decidir pela carreira ideal. Você é uma pessoa mais introvertida ou gosta de falar em público? Prefere atividades ao ar livre ou em ambiente fechado?
Além disso, qual estilo de vida pretende ter no futuro? Você gosta de ensinar, estudar ou ajudar as pessoas? As respostas a esses questionamentos fornecem elementos importantes para a escolha do seu futuro profissional.
3. Pense em sua satisfação profissional
Quem trabalha com propósito, certamente é mais feliz e tem maior motivação para desempenhar suas atividades profissionais. Isso, sem dúvida, acaba se refletindo em seu desempenho e contribuindo para garantir uma remuneração melhor.
Assim, claro que vale analisar as profissões melhor remuneradas, mas é importante também refletir sobre seu potencial, afinidade com determinados segmentos e propósitos de vida.
4. Informe-se sobre as profissões
Procure ler sobre o assunto, conversar com pessoas formadas em sua área de interesse, acompanhar suas redes sociais e conhecer os seus desafios. Com isso, será possível entender melhor cada carreira, suas especificidades e os cursos necessários para se tornar um profissional bem-sucedido.
Depois de tudo isso, você ainda está se perguntando como ter certeza da escolha certa? Muitos profissionais, que estão há anos no mercado, convivem com a mesma dúvida. As exigências do mercado de trabalho são grandes e, muitas vezes, o candidato tem uma visão limitada da carreira escolhida. Logo, para descobrir como escolher uma profissão com segurança, é preciso muita pesquisa, estudo e também o apoio da família.
E você, já sabe qual carreira vai seguir? Compartilhe conosco as suas opiniões e ajude outros colegas nessa importante decisão sobre o futuro!