Saber como escolher sua carreira pode ajudar bastante na superação dos desafios que envolvem o seu futuro profissional. E essa definição pode ser motivada por vários fatores, como a realização de um sonho de criança ou pelo anseio de atender à expectativa dos pais.
Nesse momento, além de um bom planejamento, também é preciso considerar alguns pontos. A dica é definir a carreira com cautela e, se possível, ouvir o coração também. Afinal, essa escolha vai determinar seus próximos passos em direção ao futuro.
Pensando nisso, veja quais fatores levar em conta na hora de escolher sua carreira e a faculdade que você cursará!
1. Avalie suas aptidões em determinadas matérias
Um das recomendações é analisar com quais matérias mais se identifica ou em quais tem mais facilidade. Se você, por exemplo, manda bem em matemática, pode ter mais chances de desenvolver uma carreira profissional mais promissora nas áreas de exatas.
A preferência por certas matérias no colégio pode indicar maior habilidade na execução das atividades rotineiras em seu trabalho futuro. Porém, independentemente da área — exatas, humanas ou biológicas —, é importante considerar também suas habilidades e preferências e aproveitar para eliminar logo o que não tem muito interesse.
2. Oriente-se com um profissional de sua área de interesse
Igualmente importante é avaliar as áreas com as quais se identifica. Comece fazendo uma lista das carreiras de seu maior interesse. Selecione, entre essas opções, aquelas que deixariam você mais contente, se trabalhasse com elas. Feito isso, procure algum profissional do ramo e tenha uma conversa franca sobre o real cenário profissional.
Aproveite essa conversa para expor dúvidas, questionamentos, curiosidades e anseios. Confessar sua admiração e seu interesse por esse campo profissional pode ajudar também. Proponha um diálogo aberto e se informe, de verdade, sobre as características positivas e negativas da profissão.
A dica é fazer isso com aquelas opções de carreiras que ocuparam o topo da lista de suas profissões preferidas. Você pode perguntar sobre média salarial, plano de carreira e oportunidades no mercado de trabalho.
3. Ouça a opinião de pessoas de confiança
Outra forma de saber como escolher a carreira é considerar opiniões de familiares e amigos sobre suas aptidões e qualidades. Nesse momento, a parceria entre escola e família pode contribuir para essa tomada de decisão tão importante.
Além de ajudar a conhecer as suas preferências, ouvir pessoas de confiança pode fortalecer suas intuições e proporcionar mais segurança na hora de definir suas prioridades em relação à área em que pretende atuar.
4. Analise as possibilidades de atuação
Esse critério é importante para ajudar você a compreender que, em algumas carreiras, existe a possibilidade de atuar em diversas modalidades. Em profissões como a de médico e advogado, é possível ser profissional liberal ou trabalhar em regime de contrato formal para uma empresa. Você ainda pode ser empreendedor, ou seja, ter seu próprio negócio.
Como você pôde notar, saber como escolher sua carreira depende de diferentes variáveis. É necessário priorizar o equilíbrio entre a realização desse sonho tão importante com suas habilidades e preferências, aliando-o ao cenário de mercado. Sob essa perspectiva, a decisão precisa ser criteriosa e refletir sua personalidade, assim como suas virtudes e seus valores.
Este post foi útil para você? Se a resposta for sim, que tal receber conteúdos exclusivos como esse diretamente em seu e-mail? Assine já a nossa newsletter!