E as férias estão chegando ao fim! Contudo, nem sempre a fase de adaptação para retornar ou começar no colégio é tão fácil para as crianças quanto gostaríamos, não é mesmo? Por isso, é importante que os pais se envolvam nesse processo, ajudando os pequenos a driblar os obstáculos dessa missão.
Lembre-se de que cada detalhe faz toda a diferença — desde o que diz respeito à organização até os diálogos sobre o assunto. Até porque as crianças se espelham nos pais. Isso significa que se você lidar bem com o momento, deixando tudo preparado para o grande dia, é bem provável que o seu filho também encare positivamente a data.
Interessou-se pelo assunto e quer saber, então, como facilitar o retorno dos pequenos? Continue a leitura!
Defina a rotina
Durante as férias, é normal as mamães flexibilizarem os horários das crianças. Afinal, esse é o período em que os pequenos podem descansar, certo? Nada mais justo, então, do que deixá-los acordar um pouquinho mais tarde. Isso sem falar que eles costumam estender também as brincadeiras, indo mais tarde para a cama.
Entretanto, quando as aulas estão perto de começar, é recomendado estabelecer novamente a rotina. Assim, eles terão mais facilidade em adaptar-se à realidade, cumprindo os devidos horários e responsabilidades.
Converse com o seu filho
Não são raros os casos de crianças que esperam ansiosamente pelo retorno das aulas. Afinal, o colégio é sinônimo de novas amizades e mais conhecimento. Não à toa, elas conseguem tirar de letra os primeiros dias de aula e não têm problema nenhum com a adaptação.
Mas também existem aquelas que consideram o retorno escolar um pesadelo. É aí que entra a sua parte. Converse com o pequeno, incentivando-o, e, claro, mostrando os benefícios de voltar ao colégio. Além do mais, diga que você sempre estará ao lado dele. Isto é: caso aconteça algo, basta pedir para a professora ligar que você vai ao encontro dele. O importante, aqui, é transmitir segurança e confiança para o seu filho.
Organize tudo com antecedência
De nada adianta cobrar inúmeras obrigações das crianças e não fazer a sua parte, concorda? Nesse sentido, não cometa o erro de deixar tudo para a última hora. O ideal é organizar as demandas com certa antecedência — desde a compra ou organização dos materiais escolares até a aquisição do uniforme. Veja se será necessário colocar a mochila e a lancheira para lavar e já adiante isso! Você vai gastar poucos minutos e, em contrapartida, evitará dores de cabeça.
Para tornar o momento mais interessante e também incentivar o pequeno, que tal chamá-lo para participar de algumas ações? Ele vai gostar, por exemplo, de organizar a mochila. Essa simples ação faz toda a diferença, além de promover e estreitar a interação entre pais e filhos.
Fato é que os papais e mamães precisam adotar estratégias capazes de facilitar a volta às aulas, como ir com a criança no colégio nos primeiros dias. Além do mais, é importante ter paciência e, acima de tudo, empatia. Você também já foi criança e sabe que algumas fases da infância podem ser mais complexas.
Gostou do conteúdo e quer mais dicas de como tornar o dia a dia escolar do seu filho mais leve e harmonioso? Basta seguir a gente nas redes sociais (Facebook, Twitter, Google Plus e Instagram)!