Ver o desenvolvimento das crianças e, diariamente, presenciar as pequenas conquistas, traz um sentimento de realização muito grande. Por isso, nos primeiros anos é fundamental que os pais estejam bem próximos dos filhos.
Mas, conforme os pequenos começam a crescer é preciso incluir novas vivências na sua rotina. E, nessa hora, uma dúvida comum acomete os pais: quando colocar os filhos na escola?
Não existe uma fórmula exata, cada criança tem uma personalidade e reage de um jeito aos diferentes estímulos. Contudo, algumas considerações são importantes na hora de tomar essa decisão. Siga a leitura para conhecê-las!
Quando colocar os filhos na escola?
Por lei, a matrícula em uma instituição de ensino é obrigatória a partir dos 4 anos, porém a educação infantil oferece aprendizado desde a mais tenra idade.
Crianças com 2 anos já têm ganhos ao frequentarem uma escola. A proposta de ensino para essa faixa etária é trabalhar o senso coletivo e a percepção do outro por meio de atividades lúdicas.
Um ambiente acolhedor e estimulante somado a um atendimento personalizado fazem a diferença na formação das crianças. Meninos e meninas que, desde cedo, estão em escolas têm mais capacidade de socialização, desenvolvem a autonomia e as competências socioemocionais e, por estarem inseridos em uma comunidade, compreendem com mais facilidade o conceito de sociedade.
É importante frisar que, apesar de as práticas pedagógicas na educação infantil não serem focadas em aprendizado de conteúdo, elas são voltadas para uma preparação adequada para o primeiro ano do fundamental — quando as crianças serão alfabetizadas e desenvolverão o senso crítico.
O que levar em conta na escolha da instituição?
Em primeiro lugar, confira se a missão e os valores do colégio vem ao encontro dos seus princípios. É fundamental que haja uma sincronia de ideias, que os pais sintam confiança e que se identifiquem com o estabelecimento de ensino.
Veja também se a proposta pedagógica do colégio segue as diretrizes da base nacional comum curricular. Esse documento foi produzido com o envolvimento de especialistas e da comunidade em geral, estabelecendo 10 competências que devem ser trabalhadas desde a educação infantil e que norteiam a educação.
Consulte também a estrutura e a equipe da instituição. Um estabelecimento de ensino com uma história na educação, conteúdo pedagógico diversificado, rico em experiências e que desenvolva um trabalho sério fará a diferença na formação do seu filho.
Conhecer os professores e visitar as dependências do colégio, além de fazer com que você veja pessoalmente o que é oferecido, trará mais tranquilidade na hora de levar o seu filho para o primeiro dia de aula. Converse também com os pais de crianças que já estão na escola há um tempo e faça as perguntas que achar necessárias.
Se com essas informações você decidiu que está na hora de colocar os filhos na escola, o Colégio Certus preenche todos os requisitos para ser a sua escolha. Com mais de 32 anos de trajetória educacional pautada na filosofia humanista, a instituição tem uma área com cerca de 8 mil metros quadrados, extensa área verde, uma equipe em constante movimento de capacitação, e espaços estruturais e tecnologia para atender às demandas de todos os segmentos. Tudo para oferecer uma experiência única para o estudante!
Além de todo o suporte aos filhos e aos pais, alguns diferenciais são importantes, como a rede colaborativa, a linha de transporte gratuito que desembarca as crianças com comodidade e segurança, a equipe especializada para cada faixa etária e a gestão participativa que envolve a família na comunidade escolar.
Não é mais um mistério saber quando colocar os filhos na escola. Então venha conhecer o nosso colégio! Estamos de portas abertas para recebê-lo. Agende uma visita e confira por que o Certus é um lugar que não se encontra por aí!