Se o seu filho chegou ao final do terceiro trimestre e recebeu a notícia de que terá que passar pela recuperação escolar, calma! O momento é de passar tranquilidade e apoio ao aluno e ajudá-lo a enfrentar essa situação da melhor forma!
Existem diversas ações possíveis que contribuem para que a criança consiga atingir o objetivo final: passar de ano. Uma primeira e importante etapa é ir até o colégio e procurar a orientação do corpo docente para planejar os estudos de fim de ano.
COMPARTILHE:
Cada estudante responde de um jeito às diferentes formas de ensino. Identifique a qual método ele vai responder melhor e utilize todos os recursos disponíveis. Saiba dosar a cobrança e a pressão. Não é hora de estressar ainda mais a criança, mas de incentivá-la!
Vamos conhecer algumas dicas para passar pela recuperação escolar com seu filho?
1. Tenha um ambiente clean
É importante encontrar um local limpo e organizado para estudar. Reserve um cantinho da casa que seja claro e arejado. Coloque uma mesa que acomode os materiais de estudo e uma cadeira confortável. O espaço físico faz muita diferença na concentração e pode prejudicar ou estimular a criança durante o estudo.
2. Estabeleça metas diárias
Coloque um objetivo para o final de cada dia. Divida a matéria na qual ele tem mais dificuldade em assuntos menores e coloque como meta um assunto por dia, com um número determinado de questões para resolver, por exemplo. A cada etapa cumprida o estudante percebe a evolução e fica mais confiante.
3. Organize a rotina da criança
Coloque horário para que o seu filho tenha os momentos de lazer, como o vídeo game ou o celular, para que ele encontre os amigos e para que ele estude. Não deixe o dia dele sem planejamento. Faça-o cumprir esse cronograma.
Ele precisa entender que nessa reta final é importante dedicar tempo e empenho para passar de ano, mas não o obrigue a horas ininterruptas de estudo em excesso. Isso só vai prejudicar o aprendizado.
4. Desmistifique a recuperação escolar
Quem chega ao final do ano precisando recuperar as notas já encara esse momento como uma derrota. Não é bem assim. Excelentes alunos também enfrentam a recuperação.
Muitos têm ótimos desempenhos na maioria das matérias, mas não se saem tão bem em outras. É importante explicar que isso faz parte da rotina escolar e é normal, como qualquer outra etapa do ano letivo. Basta que ele se esforce para superar esse obstáculo.
5. Demonstre confiança no seu filho
Quando os pais estão inseguros, esse sentimento passa para a criança, então tome o cuidado de sempre estimular o seu filho. Não vincule o estudo a uma punição, tirando dele o cinema do final de semana em caso de uma nota ruim, por exemplo. Estude com ele se achar que vai ajudar e esteja disponível para auxiliá-lo no que for preciso. O apoio dos pais é fundamental.
Você viu quantas coisas pode fazer para ajudar seu filho na recuperação escolar? Com informações à mão, é a hora de colocar em prática tudo isso. Se durante o percurso você notar que ele tem muita dificuldade, investigue se existe algum fator clínico que prejudique o aprendizado.
COMPARTILHE:
Por fim, foque no empenho do seu filho no estudo e não no resultado. Em caso de reprovação, identifique em quais pontos ele precisa de ajuda e faça um acompanhamento próximo durante todo o ano letivo, repetindo o que deu certo e melhorando os pontos falhos.
Gostou deste conteúdo? Então assine a nossa newsletter e receba mais artigos como esse direto no seu e-mai!