5 cuidados que você precisa ter para deixar a casa segura para crianças

Colocar o dedo na tomada, cair da escada, tropeçar em cabos, bater nas quinas dos móveis, cair na piscina e ingerir alimentos tóxicos — esses são apenas alguns dos riscos que os pequenos sofrem diariamente em casa. Como tudo é novidade e eles ainda não têm noção do perigo, uma simples ação pode gerar um cenário fatal.

COMPARTILHE:  

Vale destacar, nesse contexto, que os acidentes são a principal causa de morte de crianças até 14 anos no Brasil. De acordo com informações do Criança Segura, que utiliza como base os dados do Ministério da Saúde, morrem anualmente cerca de 3,7 mil crianças nessa faixa etária. Os números são ainda mais preocupantes quando se trata de hospitalização. São cerca de 113 mil crianças que dão entrada em instituições médicas por essas causas. 

Contudo, é possível evitar alguns desastres por meio de medidas simples e efetivas de prevenção. Quer saber como? Continue, então, a leitura e veja como deixar a casa  segura para crianças. 

1. Supervisione as crianças na cozinha

A cozinha é um dos cômodos mais perigosos da casa. Afinal, é lá que ficam instrumentos cortantes, como vidros e facas. Isso sem falar no forno e no fogão, que, devido às altas temperaturas, podem provocar queimaduras graves.

Nesse sentido, é importante não só colocar os itens que apresentam riscos longe do alcance das crianças como também supervisioná-las quando elas estiverem nesse ambiente.

2. Coloque protetores nas janelas e sacadas

A curiosidade dos pequenos fala alto, não é mesmo? Eles estão descobrindo um mundo novo e querem conhecer melhor tudo aquilo que os cercam. Por isso, é importante precaver-se e colocar protetores nas janelas e sacadas. Assim, não se corre o risco de eles caírem. Como diz a sabedoria popular, é melhor prevenir que remediar — ainda mais quando o assunto é segurança. 

3. Utilize protetores de tomada

Você já foi criança e deve se lembrar que a tomada desperta grande atenção, não é mesmo? Os pequenos, em um gesto que parece quase involuntário, têm o hábito de levar o dedinho nos plugues. O resultado pode ser extremamente perigoso, uma vez que o choque elétrico pode até matar. Por isso, não pense duas vezes para instalar protetores em todas as tomadas, combinado? 

COMPARTILHE:  

4. Use tapetes e pisos antiderrapantes

Ninguém gosta de ver os filhos cheios de hematomas e machucados — ainda mais quando isso pode ser evitado. Saiba, então, que é possível reverter esse cenário. Basta colocar tapetes e pisos antiderrapantes em casa. Assim, as quedas das crianças vão diminuir consideravelmente. 

5. Cubra a piscina

Acredite: dentre as quase quatro mil mortes de crianças causadas por acidentes, como intoxicação, quedas e queimaduras, 24,5% correspondem ao afogamento. O fator é o segundo que mais mata, perdendo apenas para o trânsito. Não é à toa que os pais que têm piscina em casa deve ter atenção redobrada. O ideal é colocar uma lona ou outro material que cubra a área. Vale a pena também pensar na possibilidade de instalar grades que impeçam o acesso direto à piscina. 

O fato é que, para deixar a casa segura para crianças, você deve analisar cada cômodo do seu lar, identificando os possíveis aspectos que podem ser fonte de origem para desastres domésticos. 

Gostou do conteúdo e acha que ele pode ajudar outros pais e mães com crianças em casa? Compartilhe, então, o post nas suas redes sociais. 

COMPARTILHE:  

Conheça o Certus

Últimas

[recent_posts style=”default” category=”all” columns=”4″ posts_per_page=”4″]

Outros textos relacionados

Menu