ROMEU&JULIETA | ODE AO AMOR

#Tecer #Teatro #Romeu&Julieta #Fundamental #Médio #Eventos

Grupo Tecer encenou a mais trágica e famosa história da literatura mundial. A montagem fez parte das comemorações dos 30 anos do Certus e aos 400 anos da morte de William Shakespeare.

 

Pautada nas camadas que envolvem a trama, a adaptação do roteiro valorizou os desdobramentos que compõem a trinca da tragédia do amor proibido de Shakespeare. Como cita o professor e diretor Marcio David: “Em meus estudos, descobri que Romeu e Julieta é uma tragédia do engano. Romeu morre por não receber a carta enviada pelo Frei explicando do falso veneno e encontra a amada morta. Enquanto Julieta, ao ser humilhada e obrigada pelo pai a casar com quem não ama, resolve confrontar a sorte do destino. Recados não dados. Apoio não recebido pelos pais. Amigos que não entendem os sentimentos. Muito drama para um casal de jovens, leva à um trágico destino”.

 O processo de desenvolvimento do Romeu
foi muito difícil,
uma vez que
usamos o método de Stanislavski.

Precisei entender e, de certa forma,
viver todos
os problemas que rondavam
a personagem.

O resultado foi fantástico, o faria novamente.

Gabriel Rodrigues (Romeu) – aluno/ator Tecer

O projetou que encabeçou o trabalho do grupo durante o ano exigiu muito estudo em todo o processo. Para imersão dos personagens alunos estudaram – conduzidos pelo professor, a ação interior para trabalhar os sentimentos e técnicas do sistema Stanislavski, série de procedimentos de interpretação do ator desenvolvido na arte dramática pelo teatrólogo, diretor e ator russo, Constantin Stanislavski, no final do século XIX.  

“O processo de desenvolvimento do Romeu foi muito difícil, uma vez que usamos o método de Stanislavski. Precisei entender e, de certa forma, viver todos os problemas que rondavam a personagem. O resultado foi fantástico, o faria novamente.”, cita o aluno-ator Gabriel Rodrigues. Para Gabryelle De Marco Pellegrine a aluna atriz que interpretou Julieta, o processo para compor não foi tão difícil porque assistiu à muitos filmes para analisar as diversas forma de atuação. Além disso, a atriz fez criou uma biografia para a personagem: “Criei uma biografia para ela (Julieta), com datas importantes, comida preferida, e carreguei uma folha de papel toda a história. Se me perguntassem qual era a cor favorita eu saberia responder. Isso me ajudou muito a entrar e vivenciar a personagem”. 

Criei uma biografia para ela (Julieta), 
com datas importantes, comida preferida, 
e carreguei uma folha de papel toda a história. 
Se me perguntassem qual era a cor favorita 
eu saberia responder. 
Isso me ajudou muito a entrar 
e vivenciar a personagem

 

Em complementação aos estudos, o diretor Marcio ainda participou da Oficina Literária de Shakespeare da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em Paraty, promovida em parceria com a British Council – organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, que promove cooperação com o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes e educação.

O espetáculo contou com trilha ao vivo de voz e violão para pontuar os momentos dramáticos da peça, fazendo referência ao coro, comum nas obras de Shakespeare. Com três atos, cada ato enfatizou uma característica do encontro do casal, dividido em um olhar, um toque e um beijo. “Quis valorizar o momento do beijo. Para que a plateia ficasse na expectativa e desejasse esse momento. Grande parte do público conhece o desenrolar da história. Então queria que percebessem que cada momento era importante, através dos solilóquios. Assim como importa cada pessoa que passa em nossas vidas. Romeu e Julieta é mais do que a historia de amor do casal. Retrata também o reconhecimento do indivíduo as pessoas que permeiam a vida, família, amigos, enfim, todos os relacionamentos.”

TAG: #Tecer #Teatro #Romeu&Julieta #Fundamental #Médio #Eventos

Veja o álbum de fotos

Saiba mais: Shakespeare Lives

COMPARTILHE:  

 

_____________________

LEIA TAMBÉM em Balaio de Leitura

Elenco em pose

Elenco de O Cortiço, de Aluísio de Azevedo

O CORTIÇO | BALAIO DE LEITURA ITINERANTE APRESENTA OBRA DE ALUÍSIO AZEVEDO

Outras pessoas também leram:

Menu