Educar as crianças não é apenas ensinar a ler e a escrever. É preciso dar a elas condições para que saibam pensar por si mesmas, distinguir o certo do errado e fazer opções conscientes, pois no futuro precisaremos de pessoas instruídas e capazes de ter discernimento para, por exemplo, saber que as plantas precisam de nutrientes e que, sem eles, a quantidade disponível de alimentos no mundo não será suficiente para garantir saúde e vida para toda a população.

Desta forma, os cuidados com a horta, desde o tratamento do solo à colheita, fazem parte do trabalho pedagógico desenvolvido no Certus. Assim como a construção precisa de uma fundação segura e de um alicerce bem firme, o bom tratamento da terra é a base para garantirmos que a horta produza alimentos orgânicos de qualidade. É através do solo fértil que as plantas adquirem os nutrientes necessários para crescerem.

Nossa horta precisava receber esta recauchutada de vitaminas. E como aqui tudo é experiência, os estudantes do 3º e 4º anos foram responsáveis por esta renovação.

COMPARTILHE:  [social_buttons facebook=”true” twitter=”true” google_plus=”true”]

  

  

COMPARTILHE:  [social_buttons facebook=”true” twitter=”true” google_plus=”true”]

Seguindo as instruções do professor Robson Zago, de ciências e biologia, as crianças depositaram o Húmus e acompanharam todo este processo.

O húmus minhoca, que foi utilizado, é um tipo de fertilizante natural, afinal queremos garantir que os alimentos produzidos em nosso espaço não contenham produtos sintéticos ou agrotóxicos.

         

“Não tive medo nem nojo das minhocas porque eu já tinha visto algumas na caso do meu avô”

Manuella, 3º ano B2

As crianças manusearam a terra e aprenderam sobre a importância das minhocas neste processo.

   

  

COMPARTILHE:  [social_buttons facebook=”true” twitter=”true” google_plus=”true”]

“Eles literalmente colocaram a mão na massa! Misturaram a terra com o fertilizante para que o solo ficasse rico em nutrientes. Neste momento eles encontraram várias minhocas; falamos sobre sua importância, por exemplo, na produção do húmus e nos túneis que elas cavam, que permitem a entrada de água”.

Robson Zago, professor

  

Veja o álbum de fotos

Curiosidade

As minhocas se alimentam de pequenas pedras contendo nutrientes e, após consumirem, criam uma espécie de “pasta” que melhora a qualidade da espessura do solo.

Além disso, elas levam ar à superfície e acabam arejando o solo, quando passam pelos túneis subterrâneos criados por elas.

Assista para saber mais!

COMPARTILHE:  [social_buttons facebook=”true” twitter=”true” google_plus=”true”]

 

[divider line_type=”No Line”][vc_column_text]Venha conhecer o Certus! [/vc_column_text][divider line_type=”No Line”][nectar_btn size=”medium” open_new_tab=”true” button_style=”regular” button_color_2=”extra-color-gradient-2″ icon_family=”none” url=”http://www.certus.com.br/saiba-mais/” text=”Vamos conversar?” css_animation=”pulse”][vc_column_text]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *