Tarefas domésticas para crianças: quando os filhos podem ajudar?

Ter a colaboração das crianças nas tarefas domésticas é um dos principais sonhos dos pais. Afinal, com a ajuda de toda a família, é muito mais fácil e rápido deixar a casa organizada, não é mesmo? Claro que isso não significa que você deve lotar a agenda do seu filho somente com tarefas domésticas. Assim como também não é indicado exclui-lo da rotina domiciliar.

A palavra-chave, aqui, é moderação. Além do mais, é fundamental conhecer bem as particularidades do seu filho para saber como ele pode contribuir com o dia a dia da casa. Interessou-se pelo assunto e quer esclarecer alguns pontos em relação às tarefas domésticas para crianças? Continue, então, a leitura!

A partir de qual idade começar a realização das tarefas domésticas?

Não existe uma idade específica para iniciar as tarefas domésticas, até porque cada criança tem o seu tempo. Contudo, o que se nota é que entre 1 ano e meio e 2 anos, os pequenos já têm condição de contribuir — de certa forma — com a organização da casa. 

Claro que para isso não significa que você pode delegar para ele qualquer tipo de atividade, inclusive aquelas mais complexas. Pelo contrário: o indicado aqui é pedir a ajuda em exercícios mais simples. 

Quer alguns exemplos? Comece pedindo para que o seu filho participe na organização dos brinquedos. Nada de deixar tudo esparramado pelo quarto. Lembre-se aqui de ter um recipiente próprio para armazenar os itens, combinado?

Vale frisar que, nas primeiras vezes, a criança precisará da instrução e até mesmo do exemplo dos pais para conseguir entender o que, de fato, deve fazer. Aos poucos, você vai saindo do esquema e, assim, ele realizará a atividade sozinho.

Quais os benefícios das tarefas domésticas para as crianças?

A contribuição dos pequenos nos afazeres domésticos vai torná-los adultos mais conscientes do seu papel na organização do lar. 

Além do mais, a participação dos pequenos nas atividades ajuda no desenvolvimento de noções de responsabilidade e disciplina. Isso sem falar que esse hábito contribui com o desenvolvimento até mesmo da coordenação motora. 

Outra vantagem é que as crianças vão reconhecer, desde cedo, que manter a casa em ordem, ter as roupas limpinhas e comidinha na mesa demanda tempo, trabalho e esforço. A partir de então, elas vão dar mais valor não só à vida que têm, mas também às pessoas que realizam esses serviços.

O que considerar na inclusão dos filhos nas tarefas domésticas?

Não há dúvidas de que os pequenos podem (e devem) colaborar com a arrumação da casa. Mas antes de determinar a lista de afazeres deles, é preciso levar em consideração alguns pontos. Um deles é a idade. Certifique-se, nesse sentido, de determinar tarefas de acordo com a capacidade de cada um deles. 

Como se pode imaginar, conforme a criança cresça, ela estará apta a realizar outras obrigações domésticas, que até então não tinha condições. Não se esqueça também de analisar o interesse dos pequenos.

Um filho pode, por exemplo, preferir ajudar na cozinha, separando os alimentos e até mesmo colocando a mesa. Já outro opta por organizar as roupas na gaveta. Ambos vão contribuir para a organização da casa e devem ser reconhecidos por isso. Perceba, aqui, a importância, então, de conhecer bem os seus pequenos e garantir que cada um dê o seu melhor na tarefa doméstica escolhida, independentemente de qual seja. 

Agora é sua vez. Conte para a gente o que você acha sobre implementar tarefas domésticas para crianças. Deu certo na sua casa? Quais foram os resultados? Compartilhe conosco as suas experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *