Meu filho não quer estudar, e agora? Saiba como lidar com isso!

Você não sabe mais o que fazer para seu filho estudar? Já tentou vários métodos e nada foi do interesse dele? Você é aquela mãe que diz: meu filho não quer estudar de maneira nenhuma? Isso pode ser mais comum do que parece. Depois dos primeiros anos de colégio, quando as conquistas são valorizadas, as crianças podem começar a perder o interesse pelos estudos. Se você parar para pensar, também pode ter passado por um momento parecido com esse na sua adolescência.

Em uma geração que possui cada vez mais opções de entretenimento e tecnologia, a tentação de largar os estudos e se ocupar com outras coisas é ainda maior. Porém, as distrações tecnológicas não são o único motivo que levam os estudantes a perderem o interesse pelo estudo: fatores emocionais, dificuldades de aprendizado e a própria adolescência são algumas das causas que podem levar seu filho a esse impasse.

O momento, no entanto, não é de desespero. Uma boa conversa, de forma compreensiva, buscando encontrar as causas e soluções para o problema, é o melhor caminho a ser seguido.

Neste artigo, queremos proporcionar uma reflexão sobre alguns motivos que podem atrapalhar seu filho nos estudos. Além disso, também vamos dar conselhos sobre soluções práticas para esse momento de apreensão. Não se desespere e confira as nossas dicas!

Meu filho não quer estudar

Viver reclamando e dizendo que seu filho não quer estudar não é a melhor forma de agir nesse momento. É preciso sentar e analisar com calma se existe algum fator que está tirando a vontade de estudar do seu filho. Fatores emocionais, como o bullying no colégio ou a falta de empatia com algum professor, podem ser algumas das explicações e não devem ser ignorados. Se for necessário, uma conversa com o colégio e com os professores pode ser importante para a criança saber que você está do lado dela.

A adolescência e os problemas naturais que a puberdade traz também podem influenciar o comportamento e resultar em desinteresse pelo estudo. A falta de habilidade em alguma matéria ou atividade específica também pode minar a autoestima, que já está abalada pela adolescência, e trazer o sentimento de incapacidade para aprender determinado conteúdo.

Além disso, é muito importante ficar atento para detectar se há déficit de atenção, o que gera dificuldade no aprendizado. A criança não consegue compreender no mesmo ritmo de seus amigos e percebe que está ficando para trás. Nesse caso, a melhor atitude é procurar um especialista para fazer essa avaliação.

Quando o verdadeiro motivo que está afastando o seu filho dos estudos for descoberto, é hora de tomar algumas atitudes. Veja algumas soluções práticas que podem ser tomadas.

Faça relações com o cotidiano

Um dos grandes motivadores do desinteresse pelos estudos é a falta de relação entre o conteúdo e as situações do cotidiano, algo que deixa os estudantes desmotivados, pois não conseguem estudar assuntos que não parecem ter aplicação nenhuma na vida real.

Estudar um conteúdo que parece que você nunca vai precisar tende a ser muito chato e desestimulante, inclusive para adultos. No entanto, ao encontrar as matérias do colégio nas atividades rotineiras, é muito provável que a relevância e o interesse cresçam.

Estabeleça objetivos claros

Metas mirabolantes e não atingíveis também afastam o interesse pelos estudos. Seja flexível, mas estabeleça objetivos claros, como revisar toda a matéria estudada no dia ou definir uma matéria por dia como alvo de estudo. Objetivos diários ou semanais tendem a ser mais eficientes do que trimestrais e anuais, pois podem ser medidos e alcançados com mais facilidade.

Além de estabelecer essas metas, é necessário analisar, de tempo em tempo, o cumprimento de cada uma delas. Essa avaliação vai ser importante para entender se é preciso fazer mudanças no plano. Lembre-se também de que os objetivos não podem ser muito complexos para não gerar desânimo, nem muito simples a ponto de proporcionar falta de ambição.

Encontre o melhor método de estudo

Quanto melhor for a estratégia de estudo, maior será a possibilidade de sucesso. Separe um lugar adequado para os momentos de estudo, o qual não possua elementos que provoquem distrações, como televisão, computador etc.

Determine horários fixos de estudo, sempre intercalando com tempos de descanso. É interessante também ensinar métodos de estudo, como sublinhar partes importantes do conteúdo ou revisar periodicamente as matérias. O importante é encontrar um método que se adapte às necessidades do seu filho.

Descubra as paixões

Uma boa maneira de se aproximar do seu filho é dar importância aos seus gostos e paixões. Descubra se o interesse dele está em filmes, esportes, artistas ou algum canal do YouTube. Ao detectar o maior interesse dele em algo, leve para lugares nos quais possa aprender mais sobre aquilo.

Pode ser qualquer coisa que remeta a essa paixão: um show, uma partida de futebol, um festival de séries e outras atividades. Ao se aprofundar mais em um assunto que realmente seja do gosto do seu filho, você pode aos poucos relacioná-lo a outros conteúdos. Isso estabelece uma relação de confiança, que é fundamental para que ele dê ouvidos aos seus conselhos.

Confie no potencial

É importante valorizar cada conquista com demonstrações de carinho e afeto. Quando você demonstra que acredita no potencial do seu filho, ele também vai passar a confiar mais em si mesmo. Mas, atenção: tenha expectativas adequadas às capacidades dele! Não o compare com outras crianças ou consigo quando era mais jovem.

Depois de descobrir o verdadeiro motivo que o levava a dizer: “meu filho não quer estudar”, sua missão de levá-lo a reencontrar o prazer nos estudos se torna um pouco mais fácil. Ao oferecer as condições necessárias, estabelecer objetivos claros e confiar no potencial de seu filho, ele encontrará em você uma pessoa de confiança para externar os problemas e retomará um ritmo de estudos mais próximo do ideal.

Você gostou das dicas dadas para que seu filho encontre prazer nos estudos? Então, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre educação e a relação entre pais e filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *