Matemática e História – A Representação dos Algarismos Romanos

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Os números romanos foram durante muito tempo a principal forma de representação numérica na Europa. Estes números eram representados a partir de letras do próprio alfabeto utilizado em Roma. Assim, o sistema numérico associava uma letra a uma quantidade fixa.[/vc_column_text][vc_column_text]O estudo dos Algarismos Romanos é um dos conteúdos das turmas do 6º ano, do Ensino Fundamental II. E a sua representação é vista nas disciplinas de história e matemática.[/vc_column_text][vc_column_text]Estes algarismos estão presentes em relógios, livros de história, e até hoje são usados para numerar páginas de muitas obras literárias. Por este motivo, saber o que cada símbolo representa é tão importante.[/vc_column_text][vc_column_text]Pensando nisso, os professores André Luis, de Matemática , Eduardo Arena e Danilo Lanza de História, propuseram aos estudantes a construção de um relógio romano. Os protótipos foram confeccionados com materiais reciclados, afim de firmar o conceito utilizado em ambas as matérias.[/vc_column_text][vc_column_text]

Durante a atividade, os adolescentes puderam estabelecer uma correspondência entre estes algarismos e a numeração decimal indo-arábico, utilizada atualmente.

[/vc_column_text][us_separator size=”custom” height=”32px”][vc_column_text]

Veja o álbum de fotos

[/vc_column_text][us_image image=”9341″][vc_column_text]

Curiosidade

Você já se perguntou qual é a representação do número zero nos algarismos romanos? Pois é, ela simplesmente não existe…

Por não conhecerem a existência do número zero, que só seria introduzido muito depois pelos árabes, os romanos simplesmente não tinham um equivalente em seu sistema de numeração.

Isto se dava também pelo fato de que para os romanos, o numeral de menor valor seria sempre o 1. Não havia a necessidade de se criar uma simbolo que representasse o “nada”.

Saiba mais!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *