Matemática na prática no Ensino Fundamental com empreendedorismo

Aqui você encontra: Ensino Fundamental 2 | Aprendizagem Prática | Aprender a fazer

Partindo das dúvidas dos estudantes sobre profissão, professor aplica as operações matemáticas para aprender a empreender.

Sabe-se que para abrir qualquer empreendimento é preciso planejamento, pesquisa e organização. Uma ferramenta que auxilia no planejamento é a matemática e o raciocínio lógico.

Assim, diante aos questionamentos dos estudantes, o professor de matemática Wagner Mucheroni (@wagner_mucheroni) sugeriu que as turmas dos 7ºs anos do Fundamental criassem uma empresa de tecnologia e/ou um produto.

Cada trabalho deveria apresentar as características dos produtos, funcionamento, organização e adequação ao consumidor final ou usuário.

Para ajudar na construção do projeto, também foi solicitado que especificasse no trabalho perfil de consumidores, custo de produção, matéria prima e transporte. Não esquecendo, claro, de indicar o valor de investimento e mão de obra.

Pensamos relacionar o momento atual
com o uso das tecnologias nos estudos
para fazer o trabalho”,

comenta Wagner.

Na prática com o uso das operações como porcentagem, fatoração, regra simples e composta, os alunos construíram gráficos e tabelas para ilustrar a apresentação indicando percentuais de ganhos, perdas e custos.

matemática nos ajuda a pensar melhor, aguça a intuição, afina a capacidade de julgamento, doma a incerteza e revela a lógica sob vários aspectos. Assim, com as ferramentas matemáticas adequadas podemos entender melhor os negócios e valorizar ainda mais as melhores decisões.

Aponta o portal Administradores.

Seis pontos em que a matemática é aplicada na gestão e análise de negócios:

  1. Saber razões, proporções, regra de três e porcentagem;
  2. Saber conceitos básicos de estatística como: tabelas, gráficos (histograma, gráfico de Pareto), média aritmética e ponderada, mediana, moda, variância e desvio padrão;
  3. Saber calcular a função “gasto”, “receita” e “lucro” e suas taxas de variação;
  4. Saber calcular o ponto de equilíbrio em quantidades e em valores;
  5. Saber os conceitos e cálculos básicos da matemática financeira, como: juros compostos, amortização, descontos simples e compostos, taxas de juros;
  6. Saber ler e interpretar gráficos para as tomadas de decisões.

A tecnologia a favor do negócio

Com o gancho da tecnologia, foram apresentados os mais diversos modelos de negócios para redes sociais, como Delivery de Açaí, Fabricante de Drones, Distribuidora online de Mangás e um Studio de Desenho que faria a própria venda pela internet, e que inclusive mostrou a primeira página de ilustração.

Outros trabalhos foram mais elaborados na apresentação com custos variados como trabalhista, operacional, mobílias e até de equipamentos em geral de uma rede de hotéis.

Criatividade não faltou. Loja de moda virtual e até uma empresa de estufa estavam entre os empreendimentos citados.

“Empreendendo, mesmo na imaginação,
os estudantes identificaram possíveis profissões.
Surgiram engenheiros, agrônomos, desenhistas, editores, etc.”,

conclui o professor.

Contextualizar o raciocínio lógico torna-se facilitado quando o estudante pode imaginar.

Aplicar os conceitos em situações aproxima o aluno do estudo da área de conhecimento e a torna interessante e melhor compreendida, fazendo sentido no dia a dia.

Através do pensar e planejar possíveis profissões a matemática é percebida como uma disciplina cotidiana, quebrando o tabu de sua aplicação.

Saiba mais sobre a Ensino Fundamental II

ASSUNTOS RELACIONADOS:

Metodologia e Investigação – a importância da ciência na vida prática Projeto de Cinema desenvolvido com o Ensino Fundamental II  | Estudantes criam telejornais com notícias sobre o mundo da ciência


DEIXE SEU COMENTÁRIO E VEJA MAIS CONTEÚDO ABAIXO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *