Estações de Aprendizagem – Sólidos Geométricos

Sólidos geométricos são figuras geométricas que possuem três dimensões e, por isso, só podem ser definidas no espaço tridimensional. Os estudos iniciais sobre geometria abordam situações relacionadas à forma e dimensão destes elementos.

As turmas do 3º ano iniciam este estudo com o objetivo de manipular e reconhecer a representação espacial das formas geométricas. O conteúdo neste período é, por enquanto uma introdução daquilo que será apresentado em geometria nas séries seguintes e no Ensino Fundamental II. O desafio entretanto, está em fazer com que estes conteúdos sejam trabalhados de forma divertida e intuitiva, de modo que as informações façam sentido e parte do cotidiano dos estudantes.

Com isso em mente, a professora Patrícia Vieira propôs uma atividade baseada no Ensino Híbrido, que propõe a Rotação por Estações de Aprendizagem. Assim, a educadora montou cinco estações diferentes para sua turma. Em cada uma delas os estudantes revisaram os elementos dos sólidos geométricos, divididos em prismas, cubos, paralelepípedos e pirâmides. Veja como foi:

Na estação 1 o foco era a construção de uma maquete a partir de prismas de bases triangular, pentagonal e hexagonal.

Nesta estação os estudantes precisavam construir coletivamente. As formas já haviam sido montadas em casa com a ajuda da família, e o molde foi disponibilizado no encarte destacável da apostila do UNOi. Deste modo, na estação era momento apenas de organizar, enfeitar e deixar a criatividade fluir. Foi interessante notar o reconhecimento das peças e a utilização do vocabulário adequado durante a atividade, lembra a educadora.

Na estação 2 o objetivo era provocar a curiosidade dos estudantes. Com o auxílio dos IPads, nesta etapa eles precisavam pesquisar sobre pirâmides famosas e anotarem suas descobertas no livro de matemática.

Na estação 3, eles precisavam montar os cubos e medir as arestas. Para isso, disponibilizei moldes, fitas e régua”, explica.

A estação 4 foi uma diversão só, nela os estudantes brincaram com peças de madeira em formato de paralelepípedos. O objetivo do jogo era fazer uma torre subir tirando uma peça de sua estrutura e realocando-a na parte superior sem deixar o que já estava montado cair. De forma descontraída, as crianças reconheceram os sólidos como parte do nosso dia-a-dia além de conversarem sobre faces e números de lados.

Por último, a turma precisou fazer um desenho utilizando apenas sólidos ou figuras planas e a régua para medidas e desenvolvimento da coordenação motora.

Veja o álbum de fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *