Novas Eletivas e Itinerários foram lançados para as turmas do Ensino Médio em 2024 visando o aprofundamento de estudos do estudantes nas quatro áreas do conhecimento.
Os Itinerários Formativos são um conjunto de situações e atividades educativas para os estudantes escolherem conforme interesse, aptidão e objetivos. Permite ao estudante aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento e/ou Formação Técnica e Profissional, sendo a parte flexível do currículo do Ensino Médio.
Lembrando que os projetos devem atender a Competência Geral Básica determinada pelo BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
As áreas do conhecimento são divididas em Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional, que devem ser trabalhadas na educação básica brasileira, contemplando os seguintes campos no Ensino Médio:
Linguagens e suas tecnologias
Linguagens e suas Tecnologias: Abrange disciplinas como Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Ciências da natureza e suas tecnologias
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Engloba disciplinas como Biologia, Química e Física, focando no entendimento dos fenômenos naturais, suas causas e implicações.
Ciências humanas e suas tecnologias
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Compreende disciplinas como História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, promovendo o entendimento da sociedade, das culturas, das instituições e das relações humanas.
Matemática e suas tecnologias
Matemática e suas Tecnologias: Inclui disciplinas relacionadas à Matemática e suas aplicações, estimulando o pensamento lógico, o raciocínio quantitativo e a resolução de problemas.
Os projetos são pautados nos seguintes eixos estruturantes:
● Investigação Científica;
● Mediação e Intervenção Cultural;
● Processos criativos;
● Empreendedorismo;
Desta forma, seguindo o conceito de competências que devem ser contempladas na área do conhecimento, por exemplo, de Linguagens e suas tecnologias, o estudante do Ensino Médio deve concluir o ensino regular tendo como habilidades como agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Essas áreas do conhecimento são fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes, fornecendo uma base sólida de aprendizado e habilidades para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Competência Geral Básica dos projetos:
● Conhecimento;
● Comunicação;
● Repertório cultural;
● Cultura digital;
● Empatia e cooperação.
● Pensamento científico, crítico e criativo
● Responsabilidade e cidadania
Formação Técnica e Profissional: Visa oferecer conhecimentos específicos para a formação técnica e profissional dos estudantes, preparando-os para o mundo do trabalho.