[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]
Alunos tem semana cultural focada em compreender os indígenas como parte do povo brasileiro, quebrando estereótipos e ampliando o olhar com respeito às características nativas.
Rodas de conversa, cultivo de muda, brincadeiras temáticas, contação de histórias e contemplação de sons de pássaros estiveram entre as atividades realizadas. Um momento de respeito e valorização cultural.
Há um olhar distorcido sobre o índio devido ao senso comum e desconhecimento sobre essa parte da população brasileira. Para o escritor Daniel Monteiro Costa ou Daniel Munduruku “a palavra ‘índio’ tem uma conotação ideológica muito forte, e faz com que as pessoas a relacione a aspectos ruins“. Porém, o autor acredita no contraponto: “há pessoas que ao falar em índio pensa no aspecto positivo romantizado: pacífico, bonito, da floresta e inocente”. Daniel sabe o que fala. O professor brasileiro pertence à etnia indígena mundurucu, possui doutorado em educação e mestrado pela USP em antropologia social, somado às graduações em filosofia, história e psicologia.
Compreender os indígenas
como parte do povo brasileiro
Embasados pela bibliografia do escritor, o auxiliar do Integral Daniel Fernandes se propôs a conscientizar as crianças para o uso correto das palavras desenvolvendo apresentações e a valorização das características dos primeiros residentes do país: “Foi apresentando aos alunos os ensinamentos (preceitos culturais) sobre compartilhar e a importância da coletividade por meio do respeito à natureza e cultivo da terra.”
O trabalho desenvolvido com a turma do Integral pertence às diversas ações realizadas em todos os segmentos do ensino regular do Certus – da educação infantil ao ensino médio, visando uma educação inclusiva de um tema rico e necessário para uma cultura mais igualitária e respeitosa.
TAGs: #DiadoÍndio #Integral #SemanaTemática #Nóssomosassim #Nóssomosasas #ColégioInterlagos #EscolaInterlagos #EscolaCidadeDutra #ColégioCidadeDutra
Veja as fotos
Saiba mais – obras usadas durante o processo de estudo da turma do Integral:
Livro:
Curta Pajerama, de Leonardo Cadaval
COMPARTILHE: [social_buttons facebook=”true” twitter=”true” google_plus=”true”]
LEIA TAMBÉM em Fundamental
PORTUGUÊS | AULAS QUE ENCANTAM
[/vc_column_text][divider line_type=”No Line”][vc_text_separator title=”Últimas” color=”mulled_wine”][recent_posts style=”default” category=”all” columns=”4″ posts_per_page=”4″][/vc_column][/vc_row]
Uma resposta