[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]
Veja o álbum de fotos
COMPARTILHE: [social_buttons facebook=”true” twitter=”true” google_plus=”true”]
Jogos de tabuleiro utilizados em aula de Português estimulam normas de trabalho em equipe.
O exercício foi proposto após a conclusão do conteúdo Reconhecendo Padrões, do material, do UNOi, voltado ao 7º ano.
Para tanto, a professora Sandra Regina Wackerha, de Língua Portuguesa, dividiu a turma em grupos definidos pelos alunos e combinou que fosse levado na próxima aula um jogo de tabuleiro.
Cada grupo se organizou para o jogo mantendo a concentração dos integrantes mesmo diante a interação das outras equipes.
De forma diferenciada, a aprendizagem teve significância porque os estudantes estabeleceram normas de trabalho em equipe, ouvindo os colegas com atenção, e tendo participação efetiva com respeito as idéias e limites de tempo de cada grupo.
O aprendizado do conviver, fazer, ser e conhecer estabelecido pelos pilares da UNESCO foram desenvolvidos positivamente enquadrando-se no objetivo de identificar padrões e aprender por meio da interação.
O programa de desenvolvimento de habilidades voltado ao 6º e 7º ano foi uma ferramenta rica para a didática unida aos jogos de tabuleiro.
Jogos como instrumento de aprendizagem
A utilização de jogos na aprendizagem pode servir de instrumento motivador de sociabilidade e integração em sala de aula por oferecer regras práticas e esclarecedoras. Segundo o estudo, Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino, da PUC PR, tese de Neusa Nogueira Fialho: “Por meio de atividades lúdicas o professor pode colaborar com a elaboração de conceitos e reforçar conteúdos. (…)Trabalhar a criatividade, o espírito de competição e a cooperação”.
Isso ocorre porque os jogos tem mecanismos e regras bem definidos e tem apelo no indivíduo. “Os jogos educativos com finalidades pedagógicas revelam a sua importância, pois promovem situações de ensino-aprendizagem e aumentam a construção do conhecimento, introduzindo atividades lúdicas e prazerosa, desenvolvendo a capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora”, cita a tese.
[/vc_column_text][vc_row_inner column_margin=”default” text_align=”left”][vc_column_inner column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ width=”1/2″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][image_with_animation image_url=”2905″ alignment=”center” animation=”Fade In” img_link_target=”_blank” box_shadow=”none” max_width=”100%” img_link=”http://certus.com.br/site/wp-content/uploads/2017/09/17Pilar4-unesco-ser-rematrícula-2018-certus4.png”][/vc_column_inner][vc_column_inner column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ width=”1/2″ column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][divider line_type=”No Line”][vc_column_text]Venha conhecer o Certus! [/vc_column_text][divider line_type=”No Line”][nectar_btn size=”medium” open_new_tab=”true” button_style=”regular” button_color_2=”extra-color-gradient-2″ icon_family=”none” url=”http://www.certus.com.br/saiba-mais/” text=”Vamos conversar?” css_animation=”pulse”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text]
Ainda, na aula de línguas cujo objetivo principal é a comunicação, em paralelo estabelece entre os indivíduos a estruturação do pensamento e visão de mundo, bem como ajuda a identificar padrões com aplicação no reconhecimento da fala, escrita, na classificação de documentos e imagens, e em outros campos de estudo.
Que tal unir a família e brincar com jogos de tabuleiro?
Veja o álbum de fotos
COMPARTILHE: [social_buttons facebook=”true” twitter=”true” google_plus=”true”]
TAGs: #línguaportuguesa #desenvolvimentodehabilidades #identificarpadrões #fundamental #aprenderaser #aprenderafazer #aprenderaconhecer #nóssomosunesco #Nóssomosasas #Euvivocertus #Nóssomosassim #ColégioemInterlagos #EscolaemInterlagos #EscolanaCidadeDutra #ColégionaCidadeDutra
VEJA MAIS do Fundamental
ORTOGRAFIA | DESAFIO DO VERBO VERSUS SUBSTANTIVO
[/vc_column_text][divider line_type=”No Line”][vc_text_separator title=”Últimas” color=”mulled_wine”][recent_posts style=”default” category=”all” columns=”4″ posts_per_page=”4″][/vc_column][/vc_row]