O Certus adota anualmente uma lista de livros paradidáticos, que é dividida por série. Os temas são variados e, na educação infantil e ensino fundamental I, o objetivo vai além do incentivo à leitura, contribui uma base forte para trabalhar temas do currículo acadêmico.
Uma rica experiência foi o trabalho realizado pelos estudantes do 2º ano com o livro Bebel, a gotinha que caiu do céu, de Patrícia Engel Secco. Em sua obra a autora conta de forma divertida, a estória de uma gotinha em diversas fases que retratam o ciclo da água.
COMPARTILHE: [social_buttons facebook=”true” twitter=”true” google_plus=”true”]
Para que os pequenos entendessem a mensagem, as professoras apostaram em atividades onde as crianças visualizassem este ecossistema acontecendo.
Veja o álbum de fotos
Daria menos trabalho desenhar um esquema na lousa onde a água retida no solo evapora e retorna em forma de chuva para ser novamente absorvida pelas plantas. Mas no Certus o aluno aprende pela prática.
“Só a aula na lousa não teria o mesmo valor e eles apresentariam muita dificuldade de entender. Então o trabalho seria frustrante. Além do que, o nosso objetivo é que eles explorem e tenham experiências de verdade”, defendem Graziela Gualberto e Sabrina Martinez,
professoras do 2º ano da tarde.
As educadoras optaram então, por um caminho bem mais interessante. Em uma primeira etapa os estudantes leram o livro e produziram um jogo interativo para absorver melhor o conteúdo teórico do ciclo da água. A partir daí, as professoras propuseram a construção de um terrário, um ecossistema em miniatura onde toda a parte teórica pode ser aplicada na prática.
“Em casa as crianças pesquisaram sobre os terrários e trouxeram para a sala de aula tudo o que encontraram”, conta Graziela Gualberto.
“Descobri o terrário mais antigo do mundo. Ele tem mais de 60 anos”, compartilha admirado Leonardo, estudante de 6 anos.
O melhor momento foi a hora de colocar as mãos na terra. As turmas passaram um dia no pomar construindo seu próprio terrário.
“É muito legal tocar nas cascas de árvore, nas pedras e nas plantas. Na terra tinha até minhocas”, lembra Beatriz do 2º ano B2.
Os terrários ficam expostos nas salas de aula e por meio da observação e orientação das professoras os estudantes percebem a evaporação, precipitação, infiltração e transpiração, que são algumas etapas do ciclo da água, de forma natural e divertida.
[divider line_type=”No Line”][vc_column_text]Venha conhecer o Certus! [/vc_column_text][divider line_type=”No Line”][nectar_btn size=”medium” open_new_tab=”true” button_style=”regular” button_color_2=”extra-color-gradient-2″ icon_family=”none” url=”http://www.certus.com.br/saiba-mais/” text=”Vamos conversar?” css_animation=”pulse”][vc_column_text]
Uma resposta