Assim como outros projetos pedagógicos que continuam em andamento neste período de Ensino Remoto do Certus, da mesma forma, as Eletivas seguem com sua proposta e atividades completamente adaptadas ao momento atual. Exemplos disso são as de Projeto de Vida e Empreendedorismo, da 3ª Série do Ensino Médio.
Com encontros semanais, os estudantes completam sua rotina de estudos desenvolvendo habilidades como: criatividade, liderança, resiliência, planejamento e comunicação. Além de serem constantemente convidados a refletirem sobre seus desejos e objetivos, aprendendo a se organizar, estabelecer metas, planejar e perseguir com determinação e autoconfiança seus propósitos.
Feira de Profissões Digital
Entre as várias atividades sugeridas para o grupo, a compreensão do mundo do trabalho e seus impactos na sociedade, bem como as novas tendências e profissões também são assuntos abordados. Contudo, para tornar estes temas mais próximos à realidade dos adolescentes, as professoras Ana Carla Camargo e Juliana Celestino tiveram a ideia de promover a “Feira de Profissões Digital”.
O primeiro encontro, realizado na última semana de junho, contou com a participação de quatro palestrantes voluntários. Entre eles, duas ex-alunas: Catharina Andreoli, que cursa o último ano de Enfermagem na UNISA e Bruna Fioravanti Wackerha, formada em Relações Públicas pela UNESP. Além delas, as turmas puderam ainda, dividir experiências com o advogado Edson Viana, que atua a mais de 20 anos com direitos cível, trabalhista e família. Viana é pai de uma das estudantes concluintes de 2020. A Médica Veterinária e professora universitária da Anhembi Morimbi, Vivi Guyoti também abrilhantou a manhã contando um pouco sobre sua profissão.
Realizadas pelo Meet, no formato de bate-papo e de uma maneira bastante informal, os convidados contaram suas histórias, relataram dificuldades, prós e contras de suas profissões, além de falarem sobre suas impressões e vivências no ambiente acadêmico.
O encontro foi um sucesso! Houve muita interação e participação por parte dos estudantes.
“As palestras se completaram e os alunos puderam perceber o “mundo adulto” e do trabalho por perspectivas diferentes. Por exemplo, a Bruna, que escolheu cursar uma universidade pública, falou sobre os desafios dessa escolha. Da mesma forma, a Catharina, que preferiu uma universidade privada, também trouxe tantos ângulos sobre isso e sua profissão… Foi incrível! Nossos estudantes entenderem que a escolha por uma área não é uma estrada de mão única e pode apresentar diversas alternativas. O relato da Vivi Guyoti, sobre inúmeras possibilidades da Medicina Veterinária foi exemplo disso”, resume Juliana Celestino, professora mentora da Eletiva de Projeto de Vida.
“Todas as conversas foram muito ricas e gostei muito quando o Dr. Viana falou sobre a escolha de uma instituição de ensino superior”, destaca Ana Carla, professora da Eletiva de Empreendedorismo. A educadora faz menção a um momento da conversa em que Edson Viana foi questionado por um dos estudantes sobre a melhor universidade para cursar Direito. Sob seu ponto de vista, o advogado citou algumas boas instituições, públicas e privadas, mas por outro lado, fez questão de ressaltar que quem faz a faculdade é o interesse e a dedicação do aluno.
Ao todo foram quatro horas de compartilhamento de experiências e o bate-papo foi finalizado com muitos elogios e agradecimentos por parte dos estudantes e convidados.
As educadoras preveem que outras atividades neste formato devam acontecer nas próximas semanas. Acompanhe-nos pelas redes sociais e fique por dentro do que rola no dia a dia das nossas aulas.