Estimula a criatividade, amplia o vocabulário, exercita o cérebro, fortalece a capacidade de concentração e contribui com o desenvolvimento cognitivo da criança. Esses são apenas alguns dos benefícios da leitura infantil. Não à toa, os pais devem criar estratégias capazes de incentivar o hábito de ler.
No primeiro momento, essa pode parecer uma tarefa complicada, mas com algumas ações simples e práticas é possível fazer com que os pequenos tomem gosto pela leitura. Quer saber como? Confira as nossas dicas:
1. Leia para os pequenos
Já dizia a sabedoria popular que o exemplo vem de casa, não é mesmo? Nada mais sábio, então, do que os próprios pais criarem o costume da leitura em casa. Assim, os pequenos serão influenciados por esse comportamento. Mas não para por aí. É importante adotar o hábito de ler para eles, antes mesmo da alfabetização.
Para não ter erro, entenda quais são os assuntos e os gêneros literários mais apreciados pelos seus filhos, escolhendo temas que despertam o interesse deles. Afinal, a leitura deve ser algo atrativo e prazeroso, certo?
Quer algumas sugestões de livros ideias para os baixinhos? Anote aí: “O cachorro babucho”, de Luiz Raul Machado; “Tarsilinha e as formas”, de Patrícia Engel Secco e “O menino que coleciona guarda-chuvas”, de Alexandre de Castro Gomes.
2. Promova atividades que envolvam a leitura
Outra ação que vai ajudar o pequeno a desenvolver o gosto pela leitura é criar atividades que estejam relacionadas com os livros. Que tal, por exemplo, propor uma encenação teatral após a leitura? Envolva toda a família na brincadeira, tornando o momento ainda mais especial.
Vale destacar que essa ação, além de contribuir com apreço da leitura, vai fortalecer os laços familiares, o que por si só já é uma grande vantagem. Por isso, vista a sua fantasia e faça as melhores interpretações junto com o pimpolho.
3. Incentive o contato com os livros
Permita que a criança toque, conheça e explore o livro. Vale a pena, até mesmo, deixar que o livro seja usado como brinquedo. Caso um exemplar sofra alguma avaria durante o processo, tenha paciência e não dramatize, pois isso pode ter o efeito contrário e acabar afastando a criança dos livros.
O intuito é que o pequeno tenha a possibilidade de explorar a leitura, seja por meio da visualização de imagens ou por meio de atividades lúdicas. Assim, ele vai cultivar uma relação mais próxima e íntima com os livros.
4. Monte um espaço da leitura
Criar um cantinho especial, que seja apropriado para a leitura infantil, vai tornar o processo muito mais fácil e divertido. Nesse sentido, escolha um espaço confortável, com iluminação adequada, possibilitando o acesso aos livros que o pequeno tanto gosta.
Montar uma espécie de cabaninha, por exemplo, é uma forma prática e simples de estimular a leitura.
Além disso, frequente livrarias e bibliotecas. Dê preferência para aquelas que contam com programação infantil, com rodas de conversas, contação de histórias, peças infantis e encontros com autores.
Quando a família se empenha a estimular a leitura infantil, os resultados começam a aparecer no colégio, de modo que a parceria entre os pais e os professores faz com que o apreço pelos livros continue crescendo cada vez mais. Acredite: ao colocar em prática essas ações, é questão de tempo até que as crianças vejam o livro como um verdadeiro amigo.
Agora que já sabe como estimular a leitura infantil, veja a importância da parceria entre escola e família e como desenvolvê-la.
Uma resposta