Como apoiar seu filho na fase de vestibular

 

Se você já prestou vestibular sabe bem que essa é uma época turbulenta, não é mesmo? Afinal, é complicado ter que lidar com a quantidade enorme de matéria dos editais, sem falar na pressão que é ter que escolher uma profissão ainda na juventude.

A ajuda da família, nesse momento, faz muita diferença. Uma palavra amiga ou simplesmente um gesto de aprovação, por exemplo, podem ser o suficiente para estimular a confiança.

Neste post, vamos ajudar você a fazer isso apresentando algumas ações que demonstram o seu apoio para o filho na fase de vestibular e podem melhorar os resultados. Confira!

Incentive os momentos de descanso

Tão importante quanto manter um ritmo de estudo é ter o devido tempo de descanso — ninguém é de ferro! Contudo, seu filho nem sempre vai lembrar disso quando começar a maratona de estudos, e cabe a você ensinar a ele que quantidade não é qualidade.

Pode acontecer de seu filho virar dias e noites estudando e mesmo assim ter um rendimento insatisfatório, uma vez que estará cansado e disperso para fazer a prova. Mais vale, nesse aspecto, dedicar-se ao estudo por poucas horas, mas com total concentração e disposição.

Para isso, é preciso ter alguns momentos de lazer — seja encontrando os amigos para bater papo, seja assistindo a um filme. O importante é incentivar o jovem a ter um momento só dele, de modo que a exaustão não prejudique o seu desempenho.

Evite fazer cobranças

Acredite: a pressão dos pais compromete, e muito, vo desempenho do filho. Por isso, não confunda ajuda com exigência excessiva. Claro que é importante acompanhar e verificar se ele está, de fato, cumprindo as suas obrigações. Mas isso não significa que você deve ficar no pé dele em tempo integral, muito menos pressioná-lo.

O ideal é manter um papel de orientador/conciliador, e não de carrasco, concorda? Essa simples ação vai deixar seu filho mais tranquilo para lidar com essa etapa — até porque ele já deve exigir muito de si mesmo.

Tenha empatia e um pouquinho mais de paciência e tolerância. É apenas uma questão de tempo até que vocês recebam a boa notícia da aprovação.

Estimule o treino da redação

Uma boa nota na redação é muito importante para o ingresso em uma universidade renomada. É necessário destinar atenção especial a esse quesito avaliativo, pois a produção textual pode ser a garantia de uma vaga em um curso tão desejado.

Por isso, incentive o seu filho a treinar constantemente a escrita. Após o trabalho feito, leia o conteúdo e forneça dicas construtivas para ele aprimorar o texto.

Mas não pare aí! Lembre-o de que é fundamental também ter conhecimento sobre o que acontece na atualidade, principalmente com relação à economia e à política. É aí que surge a importância também de manter a leitura em dia e, claro, acompanhar as publicações de jornais, revistas e portais de comunicação.

Ajude na elaboração do cronograma de estudos

Organização é a palavra-chave para o estudante conseguir abordar toda an matéria e, assim, conquistar uma nota de destaque. Não adianta estar craque nas exatas, mas ignorar as ciências humanas ou biológicas. 

Nada mais sábio, então, do que participar da elaboração de um cronograma de estudos adequado, levando em consideração o ritmo do seu filho. Assim, ele será estimulado a ter responsabilidade com relação ao estudo e também o tempo deixará de ser um vilão para, tornando-se um aliado da preparação.

No mais, mostre-se disponível para ajudar sempre que preciso. Tomando essas ações e proporcionando um ambiente de estudo harmonioso e tranquilo para o seu filho, as chances de sucesso dele serão maiores.

Gostou do conteúdo e quer mais dicas para ajudar o seu filho na fase de vestibular? Então, siga a gente nas redes sociais — estamos no Instagram, no Facebook, no Google+ e no Twitter — e tenha acesso a informações exclusivas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *