Planejar as finanças é um assunto que gera estresse para muitas pessoas, mesmo sendo algo tão básico para a vida adulta. Tudo fica ainda mais complicado quando se trata do orçamento familiar, pois as crianças não entendem como isso funciona, e os pais acabam gastando mais do que deveriam para agradá-las.
É por esses e outros motivos que é tão importante educar os filhos sobre economia doméstica, estimulando toda a família a participar do orçamento da casa. Assim, os filhos aprendem desde cedo a usar os recursos financeiros de maneira consciente. Leia este artigo até o final e confira nossas dicas que vão ajudar você nesse processo!
Fale sobre as prioridades
Antes de tudo, tenha uma conversa com as crianças sobre os gastos essenciais da casa, como aluguel, contas de água e luz, comida, produtos de limpeza etc., e mostre a elas uma comparação dessas despesas em relação à renda da família.
Isso fará com que elas tenham uma noção do seu poder aquisitivo e entendam que aquele brinquedo do comercial de televisão não condiz com o orçamento da casa e é necessário um planejamento para comprá-lo.
Explique sobre orçamento familiar com jogos
Orçamento é um assunto complicado e pode ser difícil fazer os filhos entenderem esse conceito. Contornar esse problema é simples: você pode ensinar sobre dinheiro para seu filho com brincadeiras.
Crianças e adolescentes amam atividades recreativas que as estimulem a conquistar objetivos. Além do mais, a aprendizagem delas é muito mais eficaz quando podem interagir com o ambiente, em vez de apenas ouvirem explicações.
Ofereça prêmios pelas metas cumpridas
Ainda no assunto de jogos, oferecer recompensas é uma ótima forma fazer os filhos se interessarem pelo orçamento familiar. Afinal, quem não gosta de prêmios? Esse tipo de incentivo faz com que eles entendam que recompensas só chegam depois de muito esforço.
Por exemplo, se seu filho conseguir economizar um valor “x” por mês, em tantos meses ele vai ter dinheiro para comprar aquele jogo que tanto queria. Ou, ainda, quem conseguir economizar mais poderá escolher a qual filme assistir no cinema.
Inclua seus filhos no planejamento financeiro
Deixar que seus filhos tenham voz nas tomadas de decisões da casa faz com que eles se sintam parte importante da família, além de mostrar que você está aberto ao diálogo e à escuta sobre as necessidades deles. É claro que você não vai acatar todos os pedidos, mas pode aproveitar a situação para explicar o porquê da sua escolha e até oferecer alternativas que sejam benéficas a todos.
Por exemplo, se eles querem comer hambúrguer em um fast-food, mas o orçamento está apertado, você pode mostrar que esse gasto tiraria dinheiro de outro item mais importante, e então dar a opção de eles mesmos prepararem um hambúrguer caseiro, mostrando o quanto economizariam com essa alternativa.
Como você acabou de ver, estimular o engajamento dos filhos no orçamento familiar não só evita gastos imprevistos ao longo do mês, como também contribui para o amadurecimento gradativo da criança. Dessa forma, os pais podem viver tranquilos, sabendo que estão criando seus filhos para se tornarem consumidores conscientes.
Dê mais um passo no planejamento da sua família e veja mais essas dicas sobre educação financeira para adolescentes!