O Acesso a Saúde é um Direito de Todos

O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril existe especialmente para conscientizar as pessoas sobre vários aspectos que envolvem este tema.

É claro que uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos são importantes para possibilitar uma vida saudável. Entretanto, nem todos os fatores que garantem a nossa saúde estão sob nosso controle. Um exemplo disto são as questões voltadas ao saneamento básico, meio ambiente, infraestrutura dos hospitais… e por aí vai.

Segundo o Instituto Trata Brasil de Saneamento 48% da população brasileira não têm serviço de esgoto em sua residência. Além disto, cerca de 13 milhões de crianças e adolescentes não têm acesso ao saneamento básico. A carência de serviços de água potável, coleta e de tratamento de esgoto, cria um ambiente propício ao desenvolvimento de doenças graves, como a diarreia, leptospirose, dengue, hepatite, verminose entre outros. A maior parte das doenças relacionadas à falta de saneamento básico se desenvolvem devido ao consumo ou contato com a água contaminada.

Todos estes problemas associados a um sistema de saúde de difícil acesso ou de má qualidade podem trazer consequências graves, principalmente para as crianças.

Por este motivo, no dia de hoje lembrarmos a importância de se cobrar políticas públicas que atendam às necessidades da população. Existem diversas formas de fazer isso: mobilizando sua comunidade, cobrando dos vereadores da sua região, denunciando os problemas de saneamento e saúde são alguns exemplos. Confira outros no link abaixo…

http://www.tratabrasil.org.br/participe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *