5 dicas para ajudar os filhos em recuperação escolar

Se o seu filho chegou ao final do terceiro trimestre e recebeu a notícia de que terá que passar pela recuperação escolar, calma! O momento é de passar tranquilidade e apoio ao aluno e ajudá-lo a enfrentar essa situação da melhor forma!

Existem diversas ações possíveis que contribuem para que a criança consiga atingir o objetivo final: passar de ano. Uma primeira e importante etapa é ir até o colégio e procurar a orientação do corpo docente para planejar os estudos de fim de ano.

COMPARTILHE:  [social_buttons facebook=”true” twitter=”true” google_plus=”true”]

Cada estudante responde de um jeito às diferentes formas de ensino. Identifique a qual método ele vai responder melhor e utilize todos os recursos disponíveis.  Saiba dosar a cobrança e a pressão. Não é hora de estressar ainda mais a criança, mas de incentivá-la!

Vamos conhecer algumas dicas para passar pela recuperação escolar com seu filho?

1. Tenha um ambiente clean

É importante encontrar um local limpo e organizado para estudar. Reserve um cantinho da casa que seja claro e arejado. Coloque uma mesa que acomode os materiais de estudo e uma cadeira confortável. O espaço físico faz muita diferença na concentração e pode prejudicar ou estimular a criança durante o estudo.

[divider line_type=”No Line”][nectar_btn size=”small” button_style=”regular” button_color_2=”Accent-Color” color_override=”#e6a573″ icon_family=”none” url=”https://conteudo.certus.com.br/ef5d544ccb5706969e55″ text=”Conheça o Certus” css_animation=”flash”][divider line_type=”No Line”][vc_column_text]

2. Estabeleça metas diárias

Coloque um objetivo para o final de cada dia. Divida a matéria na qual ele tem mais dificuldade em assuntos menores e coloque como meta um assunto por dia, com um número determinado de questões para resolver, por exemplo. A cada etapa cumprida o estudante percebe a evolução e fica mais confiante.

3. Organize a rotina da criança

Coloque horário para que o seu filho tenha os momentos de lazer, como o vídeo game ou o celular, para que ele encontre os amigos e para que ele estude. Não deixe o dia dele sem planejamento. Faça-o cumprir esse cronograma.

Ele precisa entender que nessa reta final é importante dedicar tempo e empenho para passar de ano, mas não o obrigue a horas ininterruptas de estudo em excesso. Isso só vai prejudicar o aprendizado.

4. Desmistifique a recuperação escolar

Quem chega ao final do ano precisando recuperar as notas já encara esse momento como uma derrota. Não é bem assim. Excelentes alunos também enfrentam a recuperação.

Muitos têm ótimos desempenhos na maioria das matérias, mas não se saem tão bem em outras. É importante explicar que isso faz parte da rotina escolar e é normal, como qualquer outra etapa do ano letivo. Basta que ele se esforce para superar esse obstáculo.

[/vc_column_text][divider line_type=”No Line”][nectar_btn size=”small” button_style=”regular” button_color_2=”Accent-Color” color_override=”#e6a573″ icon_family=”none” url=”https://conteudo.certus.com.br/ef5d544ccb5706969e55″ text=”Conheça o Certus” css_animation=”flash”][divider line_type=”No Line”][vc_column_text]

5. Demonstre confiança no seu filho

Quando os pais estão inseguros, esse sentimento passa para a criança, então tome o cuidado de sempre estimular o seu filho. Não vincule o estudo a uma punição, tirando dele o cinema do final de semana em caso de uma nota ruim, por exemplo. Estude com ele se achar que vai ajudar e esteja disponível para auxiliá-lo no que for preciso. O apoio dos pais é fundamental.

Você viu quantas coisas pode fazer para ajudar seu filho na recuperação escolar? Com informações à mão, é a hora de colocar em prática tudo isso. Se durante o percurso você notar que ele tem muita dificuldade, investigue se existe algum fator clínico que prejudique o aprendizado.

COMPARTILHE:  [social_buttons facebook=”true” twitter=”true” google_plus=”true”]

Por fim, foque no empenho do seu filho no estudo e não no resultado. Em caso de reprovação, identifique em quais pontos ele precisa de ajuda e faça um acompanhamento próximo durante todo o ano letivo, repetindo o que deu certo e melhorando os pontos falhos.

Gostou deste conteúdo? Então assine a nossa newsletter e receba mais artigos como esse direto no seu e-mai!

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_text_separator title=”Conheça o Certus” title_align=”separator_align_left” color=”mulled_wine”][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=6nSNmLbCo28″][nectar_btn size=”small” button_style=”regular” button_color_2=”Accent-Color” color_override=”#e6a573″ icon_family=”none” url=”https://conteudo.certus.com.br/75b5aad4e35bede5206d” text=”Venha nos visitar” css_animation=”flash”][divider line_type=”No Line”][vc_text_separator title=”Siga-nos no Instagram” title_align=”separator_align_left” color=”mulled_wine”][vc_raw_html]JTNDJTIxLS0lMjBMaWdodFdpZGdldCUyMFdJREdFVCUyMC0tJTNFJTNDc2NyaXB0JTIwc3JjJTNEJTIyaHR0cHMlM0ElMkYlMkZjZG4ubGlnaHR3aWRnZXQuY29tJTJGd2lkZ2V0cyUyRmxpZ2h0d2lkZ2V0LmpzJTIyJTNFJTNDJTJGc2NyaXB0JTNFJTNDaWZyYW1lJTIwc3JjJTNEJTIyJTJGJTJGbGlnaHR3aWRnZXQuY29tJTJGd2lkZ2V0cyUyRjM2MzU5NTgzM2EyOTU1NjdhMTcwMGIwOGU5Y2I1MjEyLmh0bWwlMjIlMjBzY3JvbGxpbmclM0QlMjJubyUyMiUyMGFsbG93dHJhbnNwYXJlbmN5JTNEJTIydHJ1ZSUyMiUyMGNsYXNzJTNEJTIybGlnaHR3aWRnZXQtd2lkZ2V0JTIyJTIwc3R5bGUlM0QlMjJ3aWR0aCUzQTEwMCUyNSUzQmJvcmRlciUzQTAlM0JvdmVyZmxvdyUzQWhpZGRlbiUzQiUyMiUzRSUzQyUyRmlmcmFtZSUzRQ==[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]

[divider line_type=”No Line”][vc_text_separator title=”Últimas” color=”mulled_wine”][recent_posts style=”default” category=”all” columns=”4″ posts_per_page=”4″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *