Para Escrever Uma Crônica – Gêneros Textuais

Professora usa temas polêmicos, que fazem parte do cotidiano, como recurso para ensinar sobre o Gênero Textual Crônica à estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II.

Para trabalhar o gênero textual crônica com as turmas do 6º ano, a professora Juliana Celestino de Produção de Texto trouxe alguns conteúdos que proporcionam a reflexão sobre o tema PRECONCEITO. A partir daí a educadora promoveu um debate que visava responder a pergunta: “O Brasileiro é Tolerante às Diferenças?”.

Mas por que tratar de um assunto tão polêmico pode ser relevante para o ensino de Gêneros Textuais?

Entre as principais características da Crônica podemos destacar a linguagem simples, objetiva e o texto curto. Além de se tratar de uma abordagem que geralmente retrata temas reais, contemporâneos e do cotidiano através de uma locução que é muitas vezes trabalhada de forma subjetiva e até mesmo acompanhada de um tom irônico e humorístico que prende a atenção do leitor. Mas a produção de uma boa crônica depende de se expor bem a lógica de ideias, da coerência de raciocínio e do entendimento do tema sobre o qual se pretende escrever. Deste modo, a leitura de livros e artigos, pesquisas, entrevistas e discussões de troca são extremamente importantes antes de se começar este texto. Assim, durante o estudo do gênero textual é necessário que o estudante seja motivado a expor e ouvir ideias, além de questioná-las.

Desta forma, a fim de se prepararem para o debate, os estudantes fizeram uma pesquisa prévia, buscaram opiniões de especialistas e discutiram em grupo. Foi então por meio destas pesquisas e durante o debate que a turma descobriu que para falar sobre preconceito e tolerância podemos abordar várias vertentes, como por exemplo: religião, racismo, bullying, politica, ideologia de gênero entre outros temas tão polêmicos quanto estes.

Após o debate concluiu-se que não respeitar as diferenças e não aceitar o outro como um ser singular é o maior motivo pelo qual ainda ouvimos tantos casos de intolerância e preconceito em nosso país!

Escrever uma crônica sobre tolerância e preconceito foi fácil depois de ter se percorrido deste caminho.

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *