Estudantes do 9º ano constroem uma demonstração física do Teorema de Pitágoras.
A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
Você já deve ter ouvido este enunciado em algum lugar, certo?
O teorema de Pitágoras é considerado uma das mais importantes relações da Matemática. Ele é utilizado como ferramenta no cálculo de perímetros, áreas e volumes de objetos relacionados ao estudo da Geometria. Na Trigonometria, é utilizado no cálculo de distâncias entre pontos no espaço, possuindo também grande aplicabilidade para a construção de expressões matemáticas na Geometria Analítica. Em razão da sua importância para os cálculos matemáticos, a professora Ana Carla Cavalcanti apresentou um mecanismo eficiente para que os estudantes do 9º ano compreendessem esse teorema.
A ideia era que os alunos construíssem uma demonstração física do Teorema de Pitágoras. Desta forma, seria muito mais fácil visualizar como ele funciona e, a partir daí, contextualizá-lo em atividades práticas. A matemática trás fórmulas e mais fórmulas, mas isso por si só não é suficiente para o real entendimento. Por este motivo vemos tantos estudantes desmotivados, cheios de dúvidas e até com traumas de números.
Ana Carla Cavalcanti, professora de matemática.
A partir da provocação da educadora, os estudantes construíram um Teorema em terceira dimensão, onde todos os recipientes (que tinham a mesma espessura) se interligavam. Deste modo foi possível ver a relação dos volumes em todas as áreas. Comprovando que, realmente, “a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.”
Assista ao vídeo e entenda:
Através deste trabalho, os estudantes puderam perceber algumas demonstrações do Teorema de Pitágoras de uma forma muito mais lúdica e compreensível. Além disso, foi possível diversificar a abordagem e os métodos utilizados em sala de aula, a fim de mostrar maneiras diferentes de aprender e ensinar matemática.