Estudantes do 7º, 8º e 9º ano participam de um Estudo do Meio no Parque Estadual do Jaraguá.
Realizada na semana de comemoração do Dia do Índio, a aula de campo teve como objetivo principal imergir os estudantes em um ambiente onde pudessem conhecer, na prática, a cultura e o modo de vida das Tribos Indígenas Tekoa Itakupé e Tekoa Pyau, que vivem na região do Parque Estadual do Jaraguá.
O grupo foi recebido por um representante da aldeia Guarani, que possui 140 famílias e 700 pessoas. O guia os levou para conhecer a Casa de Reza da aldeia e lá conversou com os adolescentes sobre questões atuais relacionadas à demarcação de terras, preconceito e respondeu ainda, perguntas sobre costumes e tradições de sua etnia.
O Estudo Meio foi uma iniciativa dos professores Luciano Marinho e Eduardo Arena e envolveu as disciplinas de Geografia e História. Através desta experiência os alunos tiveram contato direto com os ambientes naturais da Mata Atlântica, onde foi possível adquirir mais conhecimento sobre as formações de relevo e florestas. Além de fazerem análises e observações sobre questões geográficas ligadas a altitude, vegetação, urbanização, clima e biodiversidade.
“Durante a trilha fomos acompanhados por um guia indígena da Aldeia Itakupé que compartilhava suas experiências e as histórias de seus antepassados.
Visitamos o casarão de Afonso Sardinha – Importante Bandeirante que iniciou a exploração do ouro naquela região a partir do Século XVI.
Nesse momento o nosso guia indígena fez considerações sobre a relação de seu povo com os Bandeirantes , dando destaque as humilhações, perseguições e torturas que seu povo sofreu naquele período.”
Luciano Marinho, professor de Geografia
Os alunos também fizeram doação de agasalhos para a aldeia e conheceram os artesanatos produzidos pelos Guaranis.
Para finalizar o passeio, os estudantes realizaram a Trilha do Pai Zé, que leva até o cume do Pico do Jaraguá. De lá tiveram uma vista panorâmica da cidade, além de fazerem uma parada para o lanche e descanso.